Secretário da Defesa Civil de Santa Catarina visita Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Secretário da Defesa Civil de Santa Catarina visita Porto União


3 de agosto de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, visitou Porto União nesta sexta-feira, 31, e esteve reunido com o prefeito Anízio de Souza no gabinete. Além do prefeito, participaram da reunião o vice-prefeito, Aloísio Salvatti; o secretário de Administração, Paulo Buch; o coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski; o presidente do PSD local, Marcelo Storck; o secretário parlamentar do deputado Estadual Leonel Pavan, Ruan Wolf; os vereadores Paulo Kovalski e Carlos Roderlei Pinto e demais autoridades.

O secretário ouviu as reivindicações do executivo, que aguarda ainda alguns pedidos feitos na enchente de 2014, e que ainda não foram atendidos. A Defesa Civil do estado enviou muita ajuda no momento da catástrofe, mas a administração municipal ainda precisa de auxilio com relação a algumas melhorias em estradas e desmoronamentos que aconteceram em 2014, e novamente nesse mês de julho com as fortes chuvas.

“A visita é importante, pois é um secretário que sempre está nos auxiliando. E aproveitamos para solicitar ajuda com alguns recursos parados tanto na defesa civil do estado como nacional. Precisamos da ajuda da Defesa Civil, pois a enchente do ano passado e as fortes chuvas desse ano causaram muitos problemas no município”, lembrou Salvatti.

O secretário foi enfático ao afirmar que estará em Brasília no início de agosto e fará todo esforço para garantir a liberação de recursos. O Ministério da Integração Nacional tem sido parceiro nas ações de Santa Catarina. “Nós tínhamos num distanciamento da esfera do governo com os municípios e o estado de Santa Catarina começou há dois anos a fazer um trabalho de resposta eficaz. Estive aqui na enchente do ano passado e consegui que o estado liberasse os recursos e ações para amenizar o sofrimento das pessoas naquele momento. Estamos trabalhando com o governo Federal para que as respostas as ações sejam mais rápidas. E na próxima semana haverá uma reunião com a equipe da Defesa Civil nacional, para levar as pendências dos municípios de Santa Catarina para que esse plano de trabalho seja colocado em avaliação e liberar esses recursos o mais rápido possível”, explicou o secretário.

O prefeito aproveitou a vinda do secretário e entregou pessoalmente um relatório dos estragos no município, principalmente no interior, com as chuvas deste mês de julho.  “Estamos muito gratos pela visita do secretário, mas ainda temos carências nessa área, porque ainda temos pendências em decorrência da enchente de 2014. Um exemplo disso é um desbarrancamento no Loteamento Palmas, o deslizamento na Rua Landel de Moura. Se não fizermos um muro de contenção vai continuar deslizando terras. E importante que o Secretário venha aqui e ouça as nossas reivindicações e leve junto para defesa civil do estado e nacional o que precisamos, para que possamos resolver alguns problemas pontuais. Também pedimos ajuda para equipar melhor a nossa defesa civil com materiais e outros objetos emergenciais e dar mais segurança as pessoas”, falou Anízio.

Outro pedido do executivo foi apoio na relocação de famílias de área de risco. O secretário de Estado assegurou que após receber um levantamento e se os afetados se enquadrarem na Instrução Normativa das casas modulares, a Defesa Civil poderá ser parceira nesse projeto.

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]