Rádio Colmeia Seguindo protocolo do Estado, boletim epidemiológico de UVA é ajustado e número de óbitos aumentam » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Seguindo protocolo do Estado, boletim epidemiológico de UVA é ajustado e número de óbitos aumentam


Na manhã dessa quinta-feira, 07, em coletiva de imprensa, a prefeitura de União da Vitória anunciou um ajuste no quadro de óbitos de Covid-19 do boletim epidemiológico do município. Mais quatro óbitos serão acrescentados totalizando 14 mortes pelo vírus. As quatro mortes que não foram contabilizadas no boletim aconteceram nos meses de novembro e dezembro de 2020, e estavam em processo de análise.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Segundo o chefe da epidemiologia, Ederson Vogel, essas quatro mortes eram pessoas que tinham comorbidades graves, inclusive um dos pacientes estava em estado terminal. Os quatro haviam sido diagnosticados com Coronavírus comprovados por exame. Anteriormente, por haver essa dúvida da causa da morte, foi optado por não acrescentar o óbito no boletim. Posteriormente em discussão com a 6ª Regional de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, foi decidido então que as mortes seriam contabilizadas como Covid-19, seguindo um protocolo.

“A gente foi informado que todo paciente que evoluir para óbito e tiver algum exame que comprove que a pessoa também adoecia de Covid, ela deve entrar no boletim como Covid”, afirmou o chefe da epidemiologia. Esta decisão parte do pressuposto que toda doença vai ser acelerada para o processo de morte quando o paciente for infectado por Covid.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Ferencz, agora o boletim estadual e municipal serão equalizados. “Por mais que os pacientes tivessem morrido por outras comorbidades a gente viu que eles estavam contaminados pela Covid e necessitavam ser contabilizados nesse boletim”, disse.

O boletim dessa quinta-feira também apresentou 49 novos casos positivos, 20 pacientes curados e ultrapassa os cem casos ativos chegando a 115 pacientes em recuperação da doença.

Divulgação

Vacina

De acordo com o prefeito, Bachir Abbas, o município está preparado para receber a vacina e imunizar a população. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão equiparadas com o necessário. As seringas e agulhas serão disponibilizadas pelo Estado. Segundo o prefeito caso o Governo não disponibilizasse as seringas e agulhas, já havia uma licitação preparada para a compra desses insumos. A previsão é para que nos próximos 30 dias a vacinação comece.

Abbas também fez um apelo à população, visto que o número de casos tem aumentando, sendo necessário que as pessoas continuem fazendo o uso das medidas de prevenção. As fiscalizações continuarão de forma intensiva. “Não podemos admitir que 90% da população faça de maneira correta e 10% continue abusando, disseminando o vírus”, colocou.  

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Agentes do Corpo de Bombeiros de General Carneiro recebem novo fardamento

Os agentes do Corpo de Bombeiros do município de General Carneiro receberam na manhã desta quarta-feira, 20, novo fardamento pra a equipe. Foram dez fardas entregues pelo vice-prefeito Célio Garbin, juntamente do Presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Joarilson Lins Rodrigues e o responsável pelo quartel, Sandro Wasmann. Este fardamento foi adquirido ainda no ano […]

Onze novos casos e oito pacientes recuperados de Covid-19 em União da Vitória

União da Vitória obteve 11 novos casos positivos de Covid-19 nesta quarta-feira, 20. Também foram registrados mais oito pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social seguro. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 76 casos ativos […]

Fiscalização aos estabelecimentos comerciais de UVA ficará mais rígida no próximo final de semana

As medidas de fiscalização aos estabelecimentos comerciais ficarão mais rígidas em União da Vitória. De acordo com o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, em coletiva de imprensa realizada no final da tarde dessa segunda-feira, 18, a partir desse final de semana será retomado o decreto, emitido na gestão do ex-prefeito Santin Roveda, em […]