Seguindo protocolo do Estado, boletim epidemiológico de UVA é ajustado e número de óbitos aumentam » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Seguindo protocolo do Estado, boletim epidemiológico de UVA é ajustado e número de óbitos aumentam


Na manhã dessa quinta-feira, 07, em coletiva de imprensa, a prefeitura de União da Vitória anunciou um ajuste no quadro de óbitos de Covid-19 do boletim epidemiológico do município. Mais quatro óbitos serão acrescentados totalizando 14 mortes pelo vírus. As quatro mortes que não foram contabilizadas no boletim aconteceram nos meses de novembro e dezembro de 2020, e estavam em processo de análise.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Segundo o chefe da epidemiologia, Ederson Vogel, essas quatro mortes eram pessoas que tinham comorbidades graves, inclusive um dos pacientes estava em estado terminal. Os quatro haviam sido diagnosticados com Coronavírus comprovados por exame. Anteriormente, por haver essa dúvida da causa da morte, foi optado por não acrescentar o óbito no boletim. Posteriormente em discussão com a 6ª Regional de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, foi decidido então que as mortes seriam contabilizadas como Covid-19, seguindo um protocolo.

“A gente foi informado que todo paciente que evoluir para óbito e tiver algum exame que comprove que a pessoa também adoecia de Covid, ela deve entrar no boletim como Covid”, afirmou o chefe da epidemiologia. Esta decisão parte do pressuposto que toda doença vai ser acelerada para o processo de morte quando o paciente for infectado por Covid.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Ferencz, agora o boletim estadual e municipal serão equalizados. “Por mais que os pacientes tivessem morrido por outras comorbidades a gente viu que eles estavam contaminados pela Covid e necessitavam ser contabilizados nesse boletim”, disse.

O boletim dessa quinta-feira também apresentou 49 novos casos positivos, 20 pacientes curados e ultrapassa os cem casos ativos chegando a 115 pacientes em recuperação da doença.

Divulgação

Vacina

De acordo com o prefeito, Bachir Abbas, o município está preparado para receber a vacina e imunizar a população. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão equiparadas com o necessário. As seringas e agulhas serão disponibilizadas pelo Estado. Segundo o prefeito caso o Governo não disponibilizasse as seringas e agulhas, já havia uma licitação preparada para a compra desses insumos. A previsão é para que nos próximos 30 dias a vacinação comece.

Abbas também fez um apelo à população, visto que o número de casos tem aumentando, sendo necessário que as pessoas continuem fazendo o uso das medidas de prevenção. As fiscalizações continuarão de forma intensiva. “Não podemos admitir que 90% da população faça de maneira correta e 10% continue abusando, disseminando o vírus”, colocou.  

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]

Projeto de lei de “contenção de enchentes” passa a ser lei no Paraná

Agora é lei. Novos empreendimentos públicos e privados com áreas impermeabilizadas superiores a 500 m² deverão instalar sistemas de captação e retenção de água. O autor da iniciativa, deputado Arilson Chiorato (PT), afirma que o principal objetivo é evitar enchentes. A matéria, que tem co-autoria do deputado Goura (PDT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa no […]