Segunda parcela do IPVA 2025 para veículos com finais de placa 1 e 2 vence nesta quinta no Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Segunda parcela do IPVA 2025 para veículos com finais de placa 1 e 2 vence nesta quinta no Paraná


20 de fevereiro de 2025

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Encerra nesta quinta-feira (20) o prazo para que proprietários de veículos com final de placa 1 e 2 paguem a segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. A data também marca o reinício do calendário de pagamentos, que vai seguir até a próxima semana para os demais motoristas.

Segundo dados da Receita Estadual, cerca de 71% dos contribuintes paranaenses optaram pelo parcelamento do imposto neste ano. Isso significa, em números absolutos, que mais de 2,8 milhões de veículos dividiram o total do IPVA 2025 em cinco cotas. 

Para esta segunda parcela, as datas de vencimento variam entre 20 e 26 de fevereiro, a depender do final da placa.  

Finais 1 e 2: 20/02

Finais 3 e 4: 21/02

Finais 5 e 6: 24/02

Finais 7 e 8: 25/02

Finais 9 e 0: 26/02

À VISTA – Desde o último 30 de janeiro, os proprietários de veículos não têm mais a opção de fazer o pagamento do IPVA 2025 em cota única — ou seja, sem a possibilidade de aproveitar o desconto de 6% oferecido a quem fizesse a quitação do imposto à vista. 

Segundo a Receita Estadual, 1.108.499 veículos aproveitaram o benefício em janeiro e já estão em dia com o IPVA. Isso representa 27,46% dos mais de 4 milhões de veículos tributados em todo o Estado do Paraná.

COMO PAGAR – As guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Assim, para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos para gerar as guias. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS.

A recomendação é de que o contribuinte acesse diretamente os canais oficiais, evitando clicar em links enviados por e-mail ou mensagens. Também é aconselhado evitar plataformas de buscas, já que muitos sites falsos se aproveitam de ferramentas de impulsionamento para aparecerem nos primeiros resultados. Ao acessar uma página, o ideal é sempre garantir que ele termine com a extensão “.pr.gov.br”.

Outra dica importante é sempre conferir o destinatário do pagamento, seja pela guia quanto no pagamento via Pix. No caso, a informação que deve constar é sempre “Governo do Paraná Secretaria de Estado da Fazenda”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Governo Federal determina suspensão de linhas de crédito rural subsidiadas pelo Tesouro Nacional a partir desta sexta-feira (21)

Uma portaria da Secretaria do Tesouro Nacional determinou que, a partir desta sexta-feira (21), não sejam mais contratadas operações de crédito rural que se utilizem de subsídio do Tesouro Nacional. Foram preservadas apenas as linhas de custeio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), com todos os outros investimentos do programa tendo sido […]

Carnaval 2025: Santa Catarina está entre os destinos mais buscados por estrangeiros

De acordo com levantamentos da Booking.com, Santa Catarina é um dos estados mais procurados por estrangeiros na plataforma para o Carnaval. Entre os principais destinos que os turistas pretendem visitar entre 1º e 5 de março estão Florianópolis e Bombinhas, dividindo o ranking com Rio de Janeiro, Búzios e Arraial do Cabo.  Ainda, a pesquisa apontou que o […]

Cidasc esclarece nova portaria do Mapa sobre rotulagem de ovos

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), informa que a Portaria n.º 1.179, de 5 de setembro de 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece os requisitos para instalações, equipamentos e procedimentos de funcionamento de granjas avícolas e estabelecimentos de beneficiamento de ovos e aquisições, além de uniformizar a nomenclatura […]