No sábado, dia 23, a Administração Municipal esteve presente na comunidade de Aquiles Sthengel para tratar sobre a segurança pública. As estratégias da Polícia Militar para coibir os furtos que aconteceram nas localidades de Jangada, que também deixaram em alerta as comunidades de Nova Galícia, Legru e Aquiles Sthenguel, foram apresentadas para a comunidade.
Na ocasião, o prefeito Eliseu Mibach explicou que está abrindo o processo de licitação para aquisição e instalação de câmeras de segurança para monitorar atividades suspeitas nas estradas do interior do município, mas que para isso, é preciso haver o engajamento das comunidades, assim como já acontece na região de Santa Cruz do Timbó, onde foi instalada uma base para a Polícia Comunitária. Dentro de poucos dias também São Miguel da Serra será contemplada com essa melhoria.
O Comandante da Polícia Militar, Paulo Ricardo Galle, explicou que com a tecnologia de monitoramento associada ao uso de grupos de mensagens instantâneas, é possível realizar um trabalho muito mais rápido e assertivo. Segundo Galle, todas as estradas do interior foram mapeadas e as propriedades ganharam códigos de georreferencia para que, em caso de emergência, a polícia consiga prestar o atendimento de forma mais rápida e eficiente, já que as estradas de nosso interior são um verdadeiro labirinto que facilitam a fuga dos criminosos. As câmeras serão instaladas nos entroncamentos para identificar a rota dos ladrões facilitando a prisão e a recuperação dos produtos de furto.
Eliseu ainda assegurou que, mesmo sendo responsabilidade do governo do estado fornecer equipamentos, o município tomou para si a incumbência de proteger o cidadão dando à polícia militar mais condições de realizar seu trabalho, como câmeras de monitoramento, locais para instalação de bases e até aquisição de viaturas.