Semana começa com tempo seco e geada nas áreas mais altas de Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Semana começa com tempo seco e geada nas áreas mais altas de Santa Catarina


6 de novembro de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

A primeira semana do mês de novembro será marcada por tempo seco e instabilidade a partir de quinta-feira com risco de mais chuvas para o estado. A segunda-feira (06), inicia com ocorrência de geada nas áreas mais altas da Serra catarinense, com formação de nevoeiros pelo estado e devido a influência de um sistema de alta pressão, o dia terá céu aberto no Grande Oeste e variação de nuvens do Meio-Oeste ao litoral.

O vento sopra fraco de direção sudeste na costa, virando de leste/nordeste ao longo da tarde e de quadrante norte/nordeste nas demais áreas do estado. As temperaturas mínimas variam entre 5 e 11°C entre os planaltos e oscilam entre 11 e 17°C nas demais áreas do estado. À tarde as máximas ficam entre 23 e 32°C no Grande Oeste e variam entre 17 e 25°C nas outras regiões. O mar fica agitado com ondas de direção sul e alturas entre 1,5 e 2,0m e picos de 2,5m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e entre 1,0 e 1,5m, com picos de 2,0m no Litoral Norte, com a agitação marítima diminuindo gradualmente ao longo do período, o risco é moderado para a agitação marítima e ressaca.

Na terça-feira (07), novamente há uma pequena chance de ocorrência de geada ao amanhecer nos pontos mais altos da serra e também espera-se a formação de nevoeiros do centro ao leste do estado. O sistema de alta pressão atuante em SC, segue mantendo o predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens nas demais regiões.

A quarta-feira (08) inicia com a formação de nevoeiros do Meio-Oeste ao litoral e o tempo firme segue predominando no estado na maior parte do dia, mas devido a atuação de uma frente fria no RS, a partir da tarde a nebulosidade começa a aumentar nas áreas de divisa com o estado vizinho e não se descartam pancadas de chuva e temporais bem isolados nessas regiões entre a tarde e à noite, o risco é baixo para ocorrências associadas.

Na quinta-feira (09) e na sexta-feira (10), um sistema de baixa pressão combinado à oferta de calor e umidade, promovem o retorno das instabilidades ao estado, com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados em todas as regiões entre as tardes e noites. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]