Sequilhos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sequilhos


10 de outubro de 2024

Ilustrativa

De origem portuguesa, os sequilhos chegaram ao Brasil junto aos primeiros colonizadores, lá no século 17 (XVII). Ainda na mesma época, houve um momento de extrema escassez de mantimentos, então essas bolachinhas de goma foram reinventadas.

Com os indígenas, os portugueses aprenderam a substituir o trigo dessa receita por derivados da mandioca, como o polvilho, deixando os sequilhos com uma textura mais leve e crocante.

INGREDIENTES

– 2 xícaras (chá) de amido de milho

– ⅓ de xícara (chá) de açúcar

– 125 g de manteiga em temperatura ambiente

– 1 gema

– amido de milho para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  1. Numa tigela grande, coloque a manteiga, o açúcar e misture bem com uma espátula de silicone firme até que todo o açúcar seja incorporado. Quando a mistura estiver bem cremosa, adicione a gema e misture bem.
  2. Junte o amido de milho e comece misturando com a espátula. Depois, misture bem com as mãos, até formar uma massa lisa que não grude.
  3. Para modelar os sequilhos: retire uma porção da massa e pressione bem entre as mãos para formar uma bola. Enrole a massa na bancada, fazendo um rolinho de cerca de 2 cm de espessura (caso a massa comece a grudar na bancada, polvilhe amido com uma peneirinha. Mas atenção: tem que ser bem pouco mesmo, para o biscoito não ficar ressecado).
  4. Com a espátula de padeiro (ou uma faca lisa), corte o rolinho em pedaços de 1 cm. Enrole cada pedaço numa bolinha, pressionando bem entre as mãos — é isso que faz o sequilho ficar bem lisinho depois de assado. Distribua as bolinhas numa assadeira grande (nem precisa untar!), uma ao lado da outra, deixando cerca de 1 cm de espaço entre cada uma. Com um garfo de sobremesa, pressione delicadamente cada bolinha para achatar e deixar o biscoitinho marcado.
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 12 minutos, até os biscoitos ficarem sequinhos ao toque e levemente dourados na base — o sequilho não pode dourar. Enquanto a primeira leva assa, repita a modelagem com o restante da massa.
  6. Retire os sequilhos do forno e deixe esfriar completamente antes de tirar os biscoitos da assadeira — os sequilhos terminam de firmar ao esfriar, se ainda estiverem quentes, podem rachar.

Obs.: os sequilhos permanecem gostosos por até 1 mês se forem armazenados num pote com fechamento hermético.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Santin Roveda acompanha Governador Ratinho Júnior na reunião do COSUD em Florianópolis

O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, está ao lado do Governador Ratinho Júnior na reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que acontece hoje em Florianópolis, Santa Catarina. O COSUD reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio […]

Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]