Sequilhos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sequilhos


10 de outubro de 2024

Ilustrativa

De origem portuguesa, os sequilhos chegaram ao Brasil junto aos primeiros colonizadores, lá no século 17 (XVII). Ainda na mesma época, houve um momento de extrema escassez de mantimentos, então essas bolachinhas de goma foram reinventadas.

Com os indígenas, os portugueses aprenderam a substituir o trigo dessa receita por derivados da mandioca, como o polvilho, deixando os sequilhos com uma textura mais leve e crocante.

INGREDIENTES

– 2 xícaras (chá) de amido de milho

– ⅓ de xícara (chá) de açúcar

– 125 g de manteiga em temperatura ambiente

– 1 gema

– amido de milho para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  1. Numa tigela grande, coloque a manteiga, o açúcar e misture bem com uma espátula de silicone firme até que todo o açúcar seja incorporado. Quando a mistura estiver bem cremosa, adicione a gema e misture bem.
  2. Junte o amido de milho e comece misturando com a espátula. Depois, misture bem com as mãos, até formar uma massa lisa que não grude.
  3. Para modelar os sequilhos: retire uma porção da massa e pressione bem entre as mãos para formar uma bola. Enrole a massa na bancada, fazendo um rolinho de cerca de 2 cm de espessura (caso a massa comece a grudar na bancada, polvilhe amido com uma peneirinha. Mas atenção: tem que ser bem pouco mesmo, para o biscoito não ficar ressecado).
  4. Com a espátula de padeiro (ou uma faca lisa), corte o rolinho em pedaços de 1 cm. Enrole cada pedaço numa bolinha, pressionando bem entre as mãos — é isso que faz o sequilho ficar bem lisinho depois de assado. Distribua as bolinhas numa assadeira grande (nem precisa untar!), uma ao lado da outra, deixando cerca de 1 cm de espaço entre cada uma. Com um garfo de sobremesa, pressione delicadamente cada bolinha para achatar e deixar o biscoitinho marcado.
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 12 minutos, até os biscoitos ficarem sequinhos ao toque e levemente dourados na base — o sequilho não pode dourar. Enquanto a primeira leva assa, repita a modelagem com o restante da massa.
  6. Retire os sequilhos do forno e deixe esfriar completamente antes de tirar os biscoitos da assadeira — os sequilhos terminam de firmar ao esfriar, se ainda estiverem quentes, podem rachar.

Obs.: os sequilhos permanecem gostosos por até 1 mês se forem armazenados num pote com fechamento hermético.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Ciclista de 19 anos fica ferido em colisão com ônibus escolar no bairro Cidade Nova, em Porto União

Às 7h50min desta terça-feira (8), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Porto União foram acionados para um acidente na Rua Felipe Schmidt cruzamento com a Rua Dom Pedro II no bairro Cidade Nova.No local, o acidente envolveu um ônibus escolar com placas de Bituruna e um ciclista de 19 anos de idade, […]

Assistência Social promove Dia D para confecção de Carteirinha de Autista em União da Vitória

Ação será nesta quinta-feira, 10 de abril, na Secretaria Municipal de Assistência Social A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará nesta quinta-feira, 10 de abri, o Dia D do Autismo, com atendimento especial, das 7h às 18h, para a solicitação e confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), municipal […]

Acidente na rotatória da rodoviária de Porto União deixa duas mulheres feridas

Por volta das 7h50min desta segunda-feira (7), um acidente de trânsito foi registrado na Avenida Getúlio Vargas, na rotatória em frente da Rodoviária de Porto União.No local, em conversa com a condutora de um veículo Toyota SW4 com placas de Porto União, relatou que fazia a conversão na rotatória e não viu a ciclista, vindo […]