Serviço de má qualidade da SC 340 faz MPSC bloquear R$ 1 milhão » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Serviço de má qualidade da SC 340 faz MPSC bloquear R$ 1 milhão


18 de dezembro de 2018

Foto: MPSC – Porto União

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) da cidade de Porto União, conseguiu uma liminar junto ao Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, para bloquear o valor de um milhão de reais da Construtora Oliveira, a responsável pela obra da SC 340 entre a BR 280 e Santa Cruz do Timbó.

O caso ocorreu, após apresentarem um amplo processo de investigação com provas explicitas sobre o fato da empresa não realizar as obras como estava planejado no projeto. Um dos trechos está com vários problemas de buracos, falta de sinalização e com o asfalto se despedaçando.

Segundo o Promotor de Justiça de Porto União, Tiago Davi Schmitt, a primeira licitação foi vencida por outra empresa, mas na hora da execução do contrato, a empresa identificou alguns problemas no projeto que necessitariam de um aditivo de 50% no valor do serviço. O Estado não aceitou o tal valor, rescindiu o contrato e lançou outra licitação.

Na nova licitação, vencida pela Construtora Oliveira, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) utilizou o mesmo projeto da anterior, sabendo que havia alguns problemas. Como resultado, parte da estrada está sujeita a inundações e agrava a deterioração em grande parte dos 9,17 quilômetros da rodovia. Além disso, em um trecho específico de 2,5 quilômetros, a Construtora aplicou uma camada de revestimento asfáltico com metade do que estava estabelecido no projeto. Conforme perícia executada a pedido do MPSC, a camada de revestimento tinha 2,5 cm, enquanto o projeto exigia cinco cm de espessura.

Justamente nesse trecho específico que o pedido de bloqueio de bens se refere, pois é o único que pode, comprovadamente, ser creditado à empresa, uma vez que no restante da rodovia o projeto inadequado foi apontado pela perícia como causa da deterioração. O valor estabelecido pelo MPSC e arbitrado pela Justiça, corresponde ao custo para recuperação deste trecho da estrada.

A equipe de jornalismo da Rádio Colmeia conversou com o Promotor Tiago Davi Schmitt, que comentou sobre a situação e o que o MPSC deve fazer agora.

 

 

O Promotor destacou que a sociedade de Porto União, Matos Costa e Irineópolis, que são atendidas pelo MPSC em Porto União, podem fazer reclamações na entidade.

Foto: MPSC – Porto União

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) de Porto União, fica localizado na rua José Boiteux, centro de Porto União, próximo da Prefeitura da cidade.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]