Num pedido feito pela vereadora de União da Vitória, Alandra Roveda, o Ônibus Lilás do Governo do Estado do Paraná, está na cidade, em prol de trazer serviços em prol da coletividade.
O Ônibus Lilás chegou à cidade na manhã desta segunda-feira, 1° de julho, e ficou na praça Alvir Riesemberg, na frente da Câmara de Vereadores, na parte da manhã e já no período da tarde foi para a região Sul da cidade. Nesta segunda-feira, os serviços prestados para a comunidade foi de serviços de saúde, beleza e suporte em informações sobre ações no Poder Judiciário.
Já nesta terça-feira, 2 de julho, as atividades tem início às 9h até às 17h, no distrito de São Cristóvão, com várias atividades como já feitas no primeiro dia do Ônibus Lilás em União da Vitória.
O prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, parabenizou a vereadora Alandra e o apoio do Juiz Carlos Eduardo Mattioli, junto a equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), em levar informações para a população e em desta que a Lei Maria da Penha. “A Lei Maria da Penha está sendo explicada detalhadamente para que as mulheres saibam quais as formas de combater preconceitos e atitudes que abalam o psicológico. Ser mulher não é fácil. Elas merecem respeito”, afirma Santin, que participou do evento. O vice-prefeito, Bachir Abbas também compareceu: “A gente só vai conseguir diminuir a violência contra a mulher através da conscientização. Por meio de eventos como este”, ressalta.
Segundo a primeira-dama, Ana Cláudia Roveda, apesar de esses serviços serem oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) para mulheres, o ônibus é uma iniciativa diferente para elas. “Ás vezes, a mulher está sofrendo violência e nem sabe como proceder. Mas, além disso, o ônibus traz muitas outras coisas para as mulheres”, diz.
Além das atividades em relação a prevenção da violência contra a mulher, também estão sendo oferecidos serviços de saúde, como testes rápidos de Hepatite B, C, Sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia e diversas vacinas. Maquiagem, corte de cabelo, sobrancelha também podem ser feitos de graça. A dona de casa, Ariele de Oliveira, aproveitou a oportunidade para fazer a sobrancelha. “É um evento muito bom, importantíssimo para nós mulheres”, destaca.
Serviço:
Nesta terça-feira, ações serão concentradas em frente da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sagrada Família durante a manhã e à tarde na Escola Municipal Maridalva de F Palamar, no São Braz.