Em 1ª de outubro foi celebrado o Dia Internacional do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento. O Trabalho Social com Idosos do Sesc é pioneiro no país. Ele tem sido realizado no Paraná há quase 40 anos e, em alusão à data, 33 unidades de serviço de todo o estado realizam entre os dias 1 e 22 de outubro diversas atividades gratuitas pensadas neste público.
A programação do Mês do Idoso será no formato híbrido, com atividades presenciais nas unidades do Sesc e, também, em ambiente on-line. Fazem parte do cronograma oficinas, palestras, bate-papos, rodas de conversa, contação de histórias, gincanas, atividades esportivas, apresentações artísticas, entre outras. Em parceria com o Turismo Social do Sesc PR foram organizados passeios locais de um dia, que trazem a proposta de confraternização dos grupos em espaços externos, promovendo o turismo local e um momento de interação em contato com a natureza.
Programação on-line
A palestra “Bem-estar e qualidade de vida ao envelhecer”, com o médico geriatra e professor de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marcos Cabrera, abriu as ações do Mês do Idoso, na sexta-feira (1º), foi transmitida pelo canal do Sesc PR no Youtube. Com Mestrado em Medicina Interna e Doutorado em Cardiogeriatria, Cabrera abordou sobre envelhecimento saudável e ativo. Para acessar a palestra gravada acesse aqui.
Dentro da programação on-line também será realizada uma palestra no dia 18 de outubro, às 15h, “Longevidade: Desafios e Possibilidades”, com a psicóloga Vera Lucia do Amaral. Com especialização em Gestão de Pessoas e Mestrado em Educação, a palestrante tem várias formações na área organizacional, clínica e educacional e é analista de Recursos Humanos do Sesc PR. “Ainda em tempos de Pandemia, falar de longevidade é falar de desigualdade social, do que é ser velho em nosso país, como é envelhecer e como podemos promover um envelhecimento ativo e uma melhor qualidade de vida”, resume Vera Lucia do Amaral.
No dia 22 de outubro a programação do Mês do Idoso encerra com a live musical de Tony Mathias, a partir das 15h. Criadores do projeto “Viva a Maturidade”, atuam há mais de 25 anos promovendo shows para o público 60+. Todas as transmissões serão pelo feitas pelo canal do Sesc PR no Youtube e também presencialmente na unidade do Sesc de União da Vitória.
Programação presencial
Consulte a programação completa do Mês do Idoso do Sesc de União da Vitória:
04/10 – 14h – Oficina de sachê perfumado
04/10 – 14h às 16h – Aferição de sinais vitais
04/10 – 16h – Oficina de auto cuidado para prevenção de quedas em domicílio
05/10 – 13h – Pilates Solo e Alongamento
06/10 – 14h – Oficina de chaveiro em tecido
06/10 – 15h30 – Atividades recreativas
07/10 – 13h – Pilates Solo e Alongamento
08/10 – 14h – Oficina de decopage em sabonete
13/10 – 15h30 – Atividades recreativas
14/10 – 13h – Pilates Solo e Alongamento
19/10 – 13h – Pilates Solo e Alongamento
21/10 – 13h – Pilates Solo e Alongamento
22/10 – 14h30 – Encerramento – Apresentação Musical: Tony e Mathias