Setembro começa com virada no tempo em SC: temporais, chuva frequente, intensa e volumosa » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Setembro começa com virada no tempo em SC: temporais, chuva frequente, intensa e volumosa


31 de agosto de 2023

Foto: Arquivo / Secom

O mês de setembro chega com mudanças no tempo em Santa Catarina. A partir da tarde da próxima sexta-feira, 1º de setembro, há previsão de chuva intensa e temporais, começando pelo Grande Oeste e se estendendo para as demais áreas de divisa com o Rio Grande do Sul no decorrer da tarde e para o restante do estado entre a noite e a madrugada de sábado, 2. Essa condição de instabilidade no tempo se prolonga até a noite de segunda-feira, 4, atingindo todas as regiões de SC.

Durante este período, Santa Catarina ficará sob influência de uma frente fria, que se forma e avança pelo Sul do Brasil, e de sistemas de baixa pressão, que se formam no Paraguai e se deslocam para o mar. Toda essa instabilidade ainda é reforçada pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica. 

Nestes dias, a chuva ocorre de forma frequente com forte intensidade por alguns momentos e acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo, deixando o risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos e também aos temporais com destelhamentos, quedas de árvores e interrupção de energia elétrica. 

De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, os modelos de previsão do tempo indicam volumes acumulados superiores a 100 mm para áreas do Grande Oeste e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul neste período. Para as demais regiões, são esperados volumes entre 50 e 75 mm, em média mas pontualmente podem ser ainda maiores.

Avisos e Alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Em caso de emergência, ligue 199 para @defesacivilsc de seu município, 193 é o número dos Bombeiros Militares ou 190 para a Polícia Militar.

Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]