Sul-coreanos acordaram 'mais jovens' nesta quarta-feira » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sul-coreanos acordaram ‘mais jovens’ nesta quarta-feira


30 de junho de 2023

Ilustrativa

Na manhã desta quarta-feira (28), os sul-coreanos amanheceram entre dois e três anos mais novos do que quando foram dormir na noite de ontem. E não, não tem nada a ver com produtos rejuvenescedores milagrosos ou procedimentos estéticos em massa.

Este pequeno retorno coletivo à “juventude se deu graças a mudanças implementadas pelo governo no sistema de contagem de idade, que até então era bastante confuso no país asiático.

Como os sul-coreanos ficaram “mais jovens”?

Até a noite de ontem (27), além do sistema de classificação etária internacional, a Coreia do Sul contava com diferentes métodos de contagem de idade em vigor. O primeiro ano já começava a valer a partir do nascimento do cidadão Sul-coreano, que no momento do parto já era considerado uma pessoa com 1 ano de idade, tendo mais um ano de vida adicionado à contagem a cada virada de ano.

E aí já começava a confusão. Suponhamos que alguém nascesse no dia 1º de dezembro: já com seu “primeiro ano de vida” contabilizado, na virada do ano, no 1º de janeiro, esta pessoa não teria 1 ano e 1 mês de vida. Segundo o confuso sistema coreano em vigor, ela teria na realidade 2 anos. Enquanto isto, aos olhos do resto do mundo, o bebê estaria concluindo apenas seu primeiro mês de vida.

O segundo sistema era relativo à idade requerida para apresentação ao serviço militar obrigatório. Neste caso, no momento do alistamento era subtraído 1 ano da idade total do cidadão. Voltemos ao bebê do parágrafo anterior: digamos que ele resolvesse se alistar ao exército ao completar 18 anos. Ao chegar ao quartel, no momento do alistamento, ele passava então a ser considerado alguém com apenas 17 anos.

Por mais que tenhamos tentado explicar de uma maneira simples e direta, é bem provável que o texto tenha dado um nó na sua cabeça. Mas saiba que a culpa não é sua e muito menos nossa: o real problema era a bizarra existência de diferentes contagens etárias em vigor no país ao mesmo tempo, permitindo que a mesma pessoa tivesse até três idades distintas.

Coreia do Sul passa a contabilizar idade usando sistema internacional

Cumprindo uma de suas promessas de campanha eleitoral, o Presidente Sul-coreano Yoon Suk-Yeol aboliu os sistemas extras de contabilização de idade no país, passando a adotar somente o sistema internacional a partir de 28 de junho de 2023. O próprio líder do país, que até ontem tinha 64 anos pelo sistema nacional e 63 anos pelo calendário de alistamento militar, hoje acordou mais jovem, com apenas 62 anos.

Com a mudança, novos documentos oficiais expedidos a partir desta data passarão a constar somente a data de nascimento dos cidadãos, sem apresentar as demais contabilizações de idade.

Medida deve ajudar a reduzir custos no país

De acordo com o portal Público, de Portugal, a Assembleia Nacional da Coreia do Sul acredita que a mudança deve ajudar a “reduzir custos socioeconômicos” e facilitar “litígios jurídicos e sociais.”Segundo o The Guardian, o Presidente Sul-Coreano afirmou que as diferentes contagens de idade drenavam recursos do país desnecessariamente

A alteração, apesar de positiva, curiosamente não deve valer para todos os diferentes setores do país. A esquisita contabilização da idade seguirá em vigor em determinados casos, como na comercialização de tabaco e álcool, que seguem usando como padrão a idade mínima legal do sistema coreano anterior.

**Via Mega Curioso

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]