"Super-Terra" pode ter pistas sobre atmosferas em planetas distantes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

“Super-Terra” pode ter pistas sobre atmosferas em planetas distantes


5 de março de 2021

Cientistas encontraram um planeta que orbita uma estrela relativamente próxima ao nosso sistema solar e que pode oferecer uma grande oportunidade para estudar a atmosfera de um planeta rochoso e semelhante à Terra, o tipo de pesquisa que poderia auxiliar na busca por vida extraterrestre. 

Divulgação

Os pesquisadores afirmaram na quinta-feira que o planeta, chamado Gliese 486 b e classificado como uma “Super-Terra” não é em si um candidato promissor como um refúgio para a vida. Imagina-se que ele seja inóspito –quente e seco como Vênus, com possíveis rios de lava fluindo em sua superfície.

Mas a proximidade com a Terra e as características físicas o tornam um bom candidato para um estudo de atmosfera com os telescópios espaciais e terrestres de nova geração, começando com o Telescópio Espacial James Webb, que a Nasa deve lançar em outubro.  Esses devem fornecer aos cientistas dados para decifrar as atmosferas de outros exoplanetas –planetas que ficam além do nosso sistema solar– incluindo os que podem abrigar vida. 

“Nós dizemos que o Gliese 486 b irá se tornar instantaneamente a Pedra de Rosetta da exoplanetologia –pelo menos para os planetas semelhantes à Terra”, disse o astrofísico e co-autor do estudo José Caballero, do Centro de Astrobiologia da Espanha, em referência à antiga placa de pedra que ajudou pesquisadores a decifrar os hieróglifos egípcios. 

Cientistas descobriram mais de 4.300 exoplanetas. Alguns deles são gigantes de gás, similares a Júpiter. Outros são menores, rochosos, planetas mais parecidos com a Terra, o tipo que é considerado um potencial mantenedor da vida, mas os instrumentos científicos disponíveis atualmente nos dizem pouco sobre suas atmosferas. 

“O exoplaneta precisa ter as configurações físicas e orbitais corretas para que seja elegível para investigação atmosférica”, disse o cientista planetário Trifon Trifonov, do Instituto Max Planck para Astronomia, na Alemanha, principal autor da pesquisa publicada na revista Science.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Cruz Machado terá audiência pública para assinatura de convênio de pavimentação com Inácio Martins

O município de Cruz Machado recebe, nesta quinta-feira (4), uma audiência pública que marca um importante avanço para a infraestrutura regional. O encontro, convocado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri, terá como pauta a assinatura da ata de formalização do convênio para a pavimentação asfáltica entre Cruz Machado […]

Alesc realiza primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão

Imagem de reprodução ALESC A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove nesta quarta-feira (3) a primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão, uma homenagem dedicada a marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e reconhecer iniciativas que contribuem para a acessibilidade e a defesa dos direitos desse público no estado. A cerimônia ocorrerá às […]

Aulão Solidário de Natal, na quadra do Colégio Astolpho Macedo de Souza

–  Professores de dança do Vale do Iguaçu se unem para realizar um Aulão Solidário de Natal, o evento será realizado hoje, na quadra do Colégio Astolpho Macedo de Souza, no bairro São Basílio Magno, a partir das 19h, em União da Vitória. A ação, organizada pela professora Taina Utzig em parceria com outros instrutores […]