Com apoio de uma das aeronaves superequipadas do Projeto Falcão, um suspeito de contrabandear 22 caixas cigarro foi preso nesta sexta-feira (1) em Medianeira, no Oeste do Estado. O homem foi localizado, monitorado e detido graças a uma câmera de alta precisão, capaz de captar detalhes a quilômetros de distância, acoplada ao helicóptero Falcão 12.
O Projeto Falcão é composto por helicópteros equipados com tecnologias de última geração para suporte aéreo em operações de segurança pública. Além das câmeras de alta precisão, que conseguem identificar objetos suspeitos de dentro dos veículos ou placas de carros com alcance de até 15 quilômetros, as aeronaves contam com dispositivos de visão noturna, monitoramento térmico e sistemas de comunicação integrados.
Um dos focos do projeto, lançado em agosto deste ano, é potencializar as operações policiais no Oeste do Estado, atuando nas áreas de fronteira, inibindo e combatendo o tráfico de drogas e o contrabando.
Na ação desta sexta-feira, a aeronave foi acionada após uma equipe policial suspeitar de dois carros que viajavam pela PR-495, em Itaipulândia, também na região Oeste. Os policiais repassaram as informações dos veículos ao Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que, por meio dos equipamentos de alta tecnologia dos helicópteros, conseguiu localizar os dois carros suspeitos trafegando em direção a Medianeira.
Enquanto as viaturas se dirigiam para a cidade para realizar a abordagem em terra, o helicóptero realizou o monitoramento aéreo. Os motoristas dos carros notaram a presença do helicóptero e começaram a fugir pelas ruas da cidade.
Um dos motoristas abandonou o veículo que dirigia e tentou fugir a pé. A equipe do helicóptero, no entanto, repassou a localização dele aos policiais em terra, que o prenderam em flagrante. As caixas de cigarro e o carro, que era blindado, foram apreendidos. O homem, as caixas de cigarro e o veículo foram encaminhados à Polícia Civil.
PROJETO FALCÃO – As aeronaves do Projeto Falcão são equipadas com sistemas que auxiliam no acompanhamento tático e em operações de apoio a equipes em terra. Entre os equipamentos de alta tecnologia estão painel dianteiro adaptado para operação com óculos de visão noturna (OVN), com todos os dispositivos internos, equipamentos, luzes de cabine e externas compatíveis com o OVN.
Elas também contam com sistema MX-10, que é projetado para ser montado em aviões, helicópteros e outros veículos aéreos não tripulados (VANTs). Ele fornece uma imagem térmica de alta resolução e detalhada para ajudar nas operações de vigilância, busca e salvamento, reconhecimento de alvos, controle de fronteiras, rádio patrulhamento policial e outras aplicações.
Há também câmera infravermelha com resolução HD, zoom óptico contínuo com campo de visão mínimo que permite identificar alvos a 4,5 quilômetros, tendo um alcance máximo de até 15 quilômetros, dependendo das condições atmosféricas e do tamanho do objeto. Além disso, os helicópteros também têm farol de busca de alta performance, que potencializa a segurança das equipes de solo em terrenos com baixa luminosidade e na localização de suspeitos em áreas de matas, rios e terrenos diversos.
Os helicópteros são equipados ainda com alto-falante externo, específico para operações em aeronave e com sirene inclusa. O equipamento possibilita ouvir com perfeição as informações repassadas, além de rádio policial homologado para utilização em aeronaves para comunicação com as equipes policiais.