Taxa de inadimplência cai em Santa Catarina e segue entre as menores do Brasil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Taxa de inadimplência cai em Santa Catarina e segue entre as menores do Brasil


6 de fevereiro de 2025

Queda na taxa de inadimplência ocorreu tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas – Foto: Janatã Rocha/Secom

A taxa de inadimplência caiu em Santa Catarina ao longo do ano passado, consolidando o bom momento da economia catarinense. O percentual, que era de 2,45% no final de 2023, recuou para 2,25% em dezembro de 2024 e colocou Santa Catarina com a segunda menor taxa de inadimplência do país. A taxa catarinense só fica acima da dos gaúchos, com 2,1% no mesmo período. Os dados são do Banco Central. 

A queda da inadimplência em Santa Catarina é resultado de melhoria no índice tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. A taxa para pessoas físicas recuou de 2,82% para 2,65% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, revelando maior capacidade de pagamento dos consumidores. Já entre as empresas a queda foi ainda mais impactante. A taxa de inadimplência das pessoas jurídicas passou de 2,02% para 1,77%, conforme o Banco Central.

“Em Santa Catarina temos um povo muito trabalhador, que tem vocação para empreender, mas acima de tudo o catarinense sabe a importância de honrar seus compromissos. Essa confiança e credibilidade tem sido fundamental para impulsionar nossa economia e garantir a atração de investimentos. Por isso, hoje Santa Catarina é destaque nacional em quesitos como formalização e geração de oportunidade”, destacou o governador Jorginho Mello. 

Queda da inadimplência e endividamento das famílias catarinenses

A redução da inadimplência em Santa Catarina também foi identificada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC). Conforme dados da entidade, que analisa o percentual de contas em atraso entre as famílias, o estado registrou redução da taxa em 2024 e tem o sétimo menor percentual de inadimplentes do país. A pesquisa da Federação também revelou que caiu também o endividamento entre as famílias.

“As pesquisas têm metodologias diferentes, mas revelam um mesmo cenário: o catarinense está com maior capacidade de pagar suas contas. Isso se deve, sobretudo, ao aquecimento do mercado de trabalho. Estamos com a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, de apenas 2,8%, e o rendimento médio do trabalhador está crescendo. Além disso, o estado gerou mais de 100 mil vagas de emprego em 2024. Este quadro positivo na economia favorece à queda da inadimplência e do endividamento”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

O comércio tem mantido o otimismo com o início de 2025. A expectativa do setor, conforme dados da Fecomércio SC, é crescer acima de 2% neste ano, mantendo o bom desempenho de 2024. Segundo o presidente da entidade, Hélio Dagnoni, o aumento de 2,6% na intenção dos varejistas de investir no próprio negócio é um indicador positivo. A alta de 1,2% na confiança do empresário em relação ao comércio também contribui com o otimismo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]