Teatro Bailei na Curva, retrata a Ditadura Militar

Escute a rádio

Teatro Bailei na Curva, retrata a Ditadura Militar


19 de agosto de 2016

O palco do Colégio Estadual Túlio de França de União da Vitória, foi cenário para relembrar um pouco da história do Brasil nos anos de 1960, 1970 e 1980, com o período da Ditadura Militar e das Diretas Já. A peça teatral Bailei na Curva, teve duração de duas horas e mostrou a vida de crianças na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS).

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na noite de quinta-feira, 18 de agosto, o Colégio Estadual Túlio de França abriu as portas do salão nobre para uma apresentação teatral denominada “Bailei na Curva”, com direção geral do professor de Teatro Lício Ferreira. A peça teatral conta a história de um grupo de crianças da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), no período da Ditadura Militar (1964 a 1985) e das Diretas Já (1983-1984).

A apresentação teve inicio às 19h30, com a passagem de um pequeno filme dos anos de 1960, que dava inicio a Ditadura Militar, na cidade de Porto Alegre. O que realmente mudou e foi algo notório foram os pais proibindo os filhos de sair de suas casas. Antes da Ditadura crianças estavam nas ruas e no cinema, e sempre presentes em sala de aula para o conhecimento.

Já nos anos de 1970, a imagem do filme mostrava a censura nos principais veículos de comunicação, e nas pequenas cidades do interior não era diferente. Muitas pessoas foram presas e famílias iniciavam a sua separação, pois muitos homens faziam parte do Exercito Brasileiro e foram cumprir o seu dever.

A década de 1970 termina, e o ano 80 inicia com muita movimentação da sociedade brasileira principalmente dos jovens, e em destaque das crianças de Porto Alegre, que agora jovens foram para as ruas da capital Gaucha e do Estado de Santa Catarina, pedir e gritar pela democracia entoando o Hino Nacional Brasil a fora.

Ao fim da peça “Bailei na Curva”, todos os membros da peça se deram as mãos e cantaram uma linda canção de democracia e liberdade.

O diretor do Colégio Estadual Túlio de França, Mario Dalgallo, destacou a importância de o ambiente escolar abrir as portas para o teatro e dar a oportunidade para todos conhecer um pouco da nossa história.

Quem concedeu uma entrevista para o jornalismo da Rádio Colmeia, foi o professor de Teatro, Lício Ferreira, que enfatizou o trabalho e o contexto da peça Bailei na Curva. Outro assunto da entrevista foi o depoimento de Ferreira sobre o período da Ditadura Militar e do papel dos veículos de comunicação. Ao fim, Lício falou da agenda de apresentações e deixou o convite para as pessoas que querem fazer parte do grupo teatral para 2017.

 

 

O que foi a Ditadura Militar:

 

Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

 

O que foi a Diretas Já:

 

Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]