Temporal com granizo e vento forte causa estragos no Planalto Norte Catarinense » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Temporal com granizo e vento forte causa estragos no Planalto Norte Catarinense


30 de maio de 2022

Imagens: Click Riomafra

Destruição. É assim que os moradores atingidos pelo intenso temporal que passou por municípios do Planalto Norte de Santa Catarina descrevem o resultado dos ventos fortes, da chuva e da queda de granizo que mudaram a paisagem na tarde de domingo (29).

Em Campo Alegre, fortes ventos destelharam casas e fábricas e derrubaram árvores, causando um grande prejuízo para os moradores. Tudo isso em menos de cinco minutos. Destelhadas, casas ficaram alagadas pela chuva.

De acordo com a Defesa Civil de Campo Alegre, lonas foram distribuídas nos bairros Bateias de Baixo, Bateias de Cima, Saltinho, Lavrinha e Queimados, mais afetados pelo temporal. Com a queda de árvores na fiação, moradores também ficaram sem energia elétrica.

“Tivemos bastante árvores caídas em residências e galpões, bastante destelhamentos. Na manhã de segunda, estamos formando uma força-tarefa com a Secretaria de Obras para fazer um levantamento”, diz André Stefanes, coordenador da Defesa Civil da cidade.

Em São Bento do Sul, município vizinho, também houve estragos pelo temporal. Na rua Reinaldo de Almeida Groth, um telhado foi arremessado sobre outras duas casas, causando vários danos aos imóveis.

Em Mafra, além da queda de árvores e destelhamentos em várias regiões, a torre de uma rádio com cerca de cem metros de altura foi derrubada, gerando estragos em várias casas atingidas. A intensa queda de granizo também mudou a paisagem nas ruas.

Torre de rádio em Mafra

“Fomos atingidos mais uma vez por uma forte chuva de granizo que pegou praticamente toda a nossa cidade. Já mobilizamos toda a equipe e nesta segunda vamos fazer um levantamento de estragos e ver a necessidade de fornecimento de telha para reconstrução das casas”, fala o Emerson Maas, prefeito de Mafra.

O coordenador da Defesa Civil da região de Canoinhas, Clodoaldo Ribas dos Santos, diz que o acúmulo de granizo foi grande, mas não chegou a causar tanto estrago quanto em outras situações recentes.

“Foi registrado granizo em Canoinhas em pouca quantidade e mais em Mafra, que teve grande quantidade de granizo acompanhado de ventos, o que fez com que houvesse destelhamento e prejuízo na área do comércio de alguns barracões. Mas nada que se compare a dezembro e fevereiro”, explica.

Nesta segunda-feira (30), a Defesa Civil das cidades, em parceria com as coordenações regionais, estão visitando as regiões afetadas e fazendo um balanço dos estragos em cada área.

**ND+

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]