Temporal com granizo e vento forte causa estragos no Planalto Norte Catarinense » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Temporal com granizo e vento forte causa estragos no Planalto Norte Catarinense


30 de maio de 2022

Imagens: Click Riomafra

Destruição. É assim que os moradores atingidos pelo intenso temporal que passou por municípios do Planalto Norte de Santa Catarina descrevem o resultado dos ventos fortes, da chuva e da queda de granizo que mudaram a paisagem na tarde de domingo (29).

Em Campo Alegre, fortes ventos destelharam casas e fábricas e derrubaram árvores, causando um grande prejuízo para os moradores. Tudo isso em menos de cinco minutos. Destelhadas, casas ficaram alagadas pela chuva.

De acordo com a Defesa Civil de Campo Alegre, lonas foram distribuídas nos bairros Bateias de Baixo, Bateias de Cima, Saltinho, Lavrinha e Queimados, mais afetados pelo temporal. Com a queda de árvores na fiação, moradores também ficaram sem energia elétrica.

“Tivemos bastante árvores caídas em residências e galpões, bastante destelhamentos. Na manhã de segunda, estamos formando uma força-tarefa com a Secretaria de Obras para fazer um levantamento”, diz André Stefanes, coordenador da Defesa Civil da cidade.

Em São Bento do Sul, município vizinho, também houve estragos pelo temporal. Na rua Reinaldo de Almeida Groth, um telhado foi arremessado sobre outras duas casas, causando vários danos aos imóveis.

Em Mafra, além da queda de árvores e destelhamentos em várias regiões, a torre de uma rádio com cerca de cem metros de altura foi derrubada, gerando estragos em várias casas atingidas. A intensa queda de granizo também mudou a paisagem nas ruas.

Torre de rádio em Mafra

“Fomos atingidos mais uma vez por uma forte chuva de granizo que pegou praticamente toda a nossa cidade. Já mobilizamos toda a equipe e nesta segunda vamos fazer um levantamento de estragos e ver a necessidade de fornecimento de telha para reconstrução das casas”, fala o Emerson Maas, prefeito de Mafra.

O coordenador da Defesa Civil da região de Canoinhas, Clodoaldo Ribas dos Santos, diz que o acúmulo de granizo foi grande, mas não chegou a causar tanto estrago quanto em outras situações recentes.

“Foi registrado granizo em Canoinhas em pouca quantidade e mais em Mafra, que teve grande quantidade de granizo acompanhado de ventos, o que fez com que houvesse destelhamento e prejuízo na área do comércio de alguns barracões. Mas nada que se compare a dezembro e fevereiro”, explica.

Nesta segunda-feira (30), a Defesa Civil das cidades, em parceria com as coordenações regionais, estão visitando as regiões afetadas e fazendo um balanço dos estragos em cada área.

**ND+

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]

Projeto de lei de “contenção de enchentes” passa a ser lei no Paraná

Agora é lei. Novos empreendimentos públicos e privados com áreas impermeabilizadas superiores a 500 m² deverão instalar sistemas de captação e retenção de água. O autor da iniciativa, deputado Arilson Chiorato (PT), afirma que o principal objetivo é evitar enchentes. A matéria, que tem co-autoria do deputado Goura (PDT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa no […]