Transporte universitário gratuito beneficia 250 estudantes

Escute a rádio

Transporte universitário gratuito em Cruz Machado


19 de maio de 2016

A administração de Cruz Machado, dá um ótimo exemplo que a educação é fundamental, deste uma boa sala de aula e o transporte até a universidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os estudantes de Cruz Machado são beneficiados pelo “Programa Transporte Universitário”. A administração municipal regulamentou o transporte universitário por meio da lei 1488/2014.

O transporte é oferecido gratuitamente. A ação tem como objetivo incentivar o acesso ao ensino superior e também de reduzir as despesas dos estudantes que precisam se descolar até às cidades de União da Vitória, (PR) e Porto União (SC), para frequentarem os cursos de graduação.

Segundo a Secretaria Municipal de Transporte, neste ano de 2016, o projeto está beneficiando 250 estudantes. Também é objetivo da administração municipal oferecer melhores condições para que a população cruz-machadense tenha cada vez mais acesso ao ensino superior.

Diariamente são disponibilizados sete ônibus, um pela manhã e seis na parte da noite, sendo que um realiza o transporte do distrito de Santana. São 50 alunos no período matutino e 200 estudantes no período noturno.

Para ter direito ao transporte universitário gratuito, os estudantes necessitam fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Transporte ou na Secretaria Municipal de Educação, e apresentar o comprovante de matrícula da instituição de ensino. A coordenação do Transporte Universitário é realizada pela Secretaria de Transporte.

O transporte universitário previsto em lei deve garantir ao aluno o transporte pelo trajeto de ida e volta, devendo estabelecer-se um ponto em comum, em que ocorrerão embarques e desembarques dos usuários, até a unidade de ensino superior ou profissionalizante. A execução do transporte municipal universitário será realizada pelos veículos da municipalidade, empresas terceirizadas, contratadas por meio de procedimentos próprios, e pelos veículos adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As manutenções e desenvolvimentos do transporte universitário ocorrerão por dotações orçamentárias próprias.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc e empresas de telefonia retiraram cerca de 70 toneladas de cabos irregulares de postes em 2024

A cooperação entre a Celesc, prefeituras e empresas de telefonia resultou na realização de 135 mutirões de limpeza de postes e na remoção de aproximadamente 70 toneladas de cabos obsoletos ou descartados de forma irregular sobre a rede, ao longo de 2024. As ações ocorreram em cidades como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, São Miguel, […]

Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

Com as temperaturas mais altas no verão, é comum o uso de piscinas nas mais diversas cidades, especialmente no Litoral. O hábito de encher e esvaziar a piscina, principalmente as plásticas, sem tratar a água tem se tornado um dos grandes vilões do desperdício de água. “Uma piscina de 5 mil litros é o suficiente […]

Com 444 toneladas, Paraná foi o segundo estado que mais apreendeu drogas em 2024

O trabalho das forças de segurança do Paraná colocou o Estado no pódio de apreensões de drogas neste ano. Foram 444 toneladas de entorpecentes apreendidas entre janeiro e novembro de 2024, o segundo maior volume do Brasil. O Estado fica atrás apenas do Mato Grosso do Sul (534 toneladas), de acordo com os dados do Sistema […]