A premiação do concurso de desenho do projeto de Educação Tributária e Fiscal foi realizada na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro. Três alunos de 5ºs anos das escolas municipais foram premiados. Ação faz parte do programa promovido pelo Departamento de Tributação e Fiscalização, onde os estudantes receberam palestras sobre os principais tributos municipais, estaduais e nacionais.
Os alunos Kamilly do Santos, da Escola Municipal Dille Capriglione, Gabrieli Carneio, da Escola Municipal Didio Augusto, e Wellington Druskorski, da Escola Municipal David Carneiro, foram os premiados. Eles receberam um jogo da vida e terão os desenhos estampados na campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020. “Achei muito legal aprender sobre esse assunto. É importante conhecer sobre os impostos”, afirmou Wellington.
Ângela Horbatiuk, responsável pelo setor de tributação e organizadora do projeto, destacou que o objetivo da ação foi levar conhecimento para as crianças. “O que é o imposto, o que é tributação, porque precisamos pagar esses tributos. Nossa intenção é fazer com que eles entendam que existe um retorno. Nós pagamos os impostos e eles retornam através dos serviços”, destaca.
“Nós estamos cuidando do nosso presente e do nosso futuro. A educação em União da Vitória mudou e estamos muito felizes com o resultado. Nosso objetivo é fazer uma cidade cada dia melhor para nossas crianças e para toda a comunidade”, finalizou o prefeito Hilton Santin Roveda, que participou do evento.
Entrevista:
O prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, fala sobre o projeto realizado nas escolas:
Já o secretário Municipal de educação da cidade, Ricardo José Brugnago, destaca que para o ano de 2020, o projeto de ensino sobre a Tributação deve continuar:
O inspetor da Receita Estadual do Paraná, da unidade de União da Vitória, Luis Carlos Ribas, fala sobre o que são os impostos que são cobrados e pagos pela sociedade e da sua importância para o desenvolvimento local:
A responsável pelo Setor de Tributação da Prefeitura de União da Vitória, Ângela Horbatiuk, fala de como surgiu a ideia de levar tal assunto para dentro da sala de aula e dar a oportunidade dos alunos ter a noção dos deveres de pagar os impostos, mas também ter o seu retorno:
A professora e diretora da Escola Municipal Dídio Augusto, Ana Franciele Nhaia, fala de como foi receber tal projeto de educação e finança na escola e da sua importância para o desenvolvimento do aluno na sociedade:
E finalizamos com a palavra dos três alunos, que destacam sobre a importância do projeto para a sua vida junto a sociedade: