Rádio Colmeia

UBS de Cruz Machado oferece atendimentos de qualidade

março 16
16:17 2016
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Unidade Básica de Saúde Ludovica Karaz, no distrito de Santana, foi inaugurada em dezembro de 2015 e está oferecendo mais conforto aos pacientes e funcionários.

Com uma infraestrutura qualificada e adequada aos procedimentos na área da saúde, o local é moderno e dispõem de vários serviços de qualidade à população.

Diariamente são atendidas mais de 100 pessoas. São realizados vários atendimentos importantes na área da saúde, como: atendimento médico, atendimento odontológico, farmácia básica, curativos, vacinas, inalação, esterilização de materiais, coleta de exames laboratoriais, entre outros.

O recurso da obra foi liberado pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no valor de R$ 512.000,00. A Prefeitura de Cruz Machado também investiu mais de R$ 90 mil.

Unidade Básica de Saúde:

 

As Unidades Básicas de Saúde são locais em que a população pode receber atendimentos básicos e gratuitos em clínica geral. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Ludovica Karaz:

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ludovica Litka Karaz era filha de Francisco Litka e Wanda Kozcodai e nasceu em 21 de agosto de 1937, sendo a segunda filha do casal, que teve 10 filhos. Casou-se aos 19 anos com o senhor Tadeu Karaz. No seu casamento teve 11 filhos, sendo um em óbito recém-nascido. Criou seus 10 filhos, sete homens e três mulheres. Viveu uma vida harmoniosa dedicada à família e à sociedade.

Sempre foi procurada pelos vizinhos para socorrer nas doenças, tornando-se assim uma protetora, sendo motivada e incentivada a fazer um curso de parteira com diplomação. Frequentou o curso de Aperfeiçoamento de Parteira Prática, em 1985, certificado pela Secretaria de Estado da Saúde e do Bem-Estar Social do Estado do Paraná.

A senhora atendeu muitas gestantes, auxiliando com muita segurança os partos pélvicos, inclusive partos gemelares. Trabalhou 38 anos em prol das famílias do distrito de Santana e regiões. Fez o primeiro parto como parteira em 1975, realizando aproximadamente dois mil partos ao longo de toda vida. Teve a grande alegria de realizar o parto do primeiro bisneto a cerca de 20 anos atrás. Efetuou o último parto no ano de 2006.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quase todos os partos eram atendidos nas residências e Ludovica ficava com a família de dois a três dias, deixando a casa e filhos aos cuidados de seu esposo. Além do parto, ela ajudava a lavar as roupas, fazendo comida e cuidava do bebê depois de nascer. Em algumas residências não tinha onde dormir, então dormia sentada em uma cadeira ao lado do fogão. Nunca abandonou a família, mesmo em condições precárias em que algumas se encontravam. Não deixou de prestar seus serviços a ninguém quando foi solicitada. Atendeu muitos partos em sua casa, acolhendo a mãe e recém-nascido por três dias. Era procurada também por mulheres que não conseguiam engravidar e com seus remédios caseiros muitas conseguiam ter o filho, como também as mães a procuravam para fazer remédios caseiros para as crianças, como: xaropes, remédio para vermes e até massagens nas crianças e gestantes.

Mesmo depois da descoberta de um câncer ainda realizou alguns partos. Faleceu no dia 3 de janeiro 2011, aos 74 anos, deixando-nos um exemplo de voluntariado para a sociedade. Foi uma mulher forte, guerreira e batalhadora dedicando grande parte da vida ao trabalho em prol da comunidade. Por isso a justa homenagem de identificar a Unidade Básica de Saúde de Santana com o nome UBS Ludovica Karaz.

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Últimos Cometários

Parabéns prefeito! Medidas acertadas, vamos salvar vidas....

BOA NOITE. EM QUE SITE PODEMOS VER OS HORÁRIOS DE CADA LINHA?...

Colméia no Facebook