Ugv Centro Universitário: Uniguaçu lança nova marca » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Ugv Centro Universitário: Uniguaçu lança nova marca


22 de agosto de 2022

Na noite de sexta-feira, 19, durante o evento em comemoração ao aniversário de 21 anos da Uniguaçu, um anúncio surpreendente marcou, mais uma vez, a história da Instituição: Uniguaçu agora é Ugv!

Já consolidada como centro de referência e excelência de ensino, iniciação à pesquisa e extensão, participando ativamente do processo de desenvolvimento regional, firmando-se como Centro Universitário e expandindo sua abrangência, a Uniguaçu agora começa a escrever um novo capítulo.

Ao completar 21 anos da sua fundação em União da Vitória, o Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu) apresentou à comunidade o seu novo nome: Ugv – Centro Universitário.

“Agora são apenas três letras, capazes de sintetizar toda a trajetória de anos de esforços contínuos para transformar a realidade da região, sempre valorizando o que está em seu slogan, o Ensino pra Valer e Compromisso Social,” explica o reitor da Instituição, Professor Edson Aires da Silva.

A novidade foi anunciada às 20h, no salão nobre Wilson Ramos Filho, para os colaboradores e professores da Instituição, autoridades regionais e profissionais da imprensa. Em seguida, o público presente foi encaminhado ao Edifício Francisco Clève para mais uma notícia surpresa: a inauguração de um novo setor chamado Check-In Ugv, que ficará responsável pelo atendimento exclusivo às pessoas que desejam ingressar em algum curso da instituição.

O anúncio para acadêmicos e público em geral aconteceu mais tarde, no Centro de Eventos da agora Ugv, durante a “Festa das Atléticas + B-Day 21 anos Uniguaçu”, que, segundo a organização, foi um sucesso. As atléticas da Instituição, cinco Djs e a Banda Tulipa ajudaram a atrair um público de mais de 3 mil pessoas.

“Esse é mais um passo que damos à frente, porque sabemos que somos capazes de continuar crescendo. E esse passo marca justamente os 21 anos de existência, de ensino de qualidade e comprometimento social, então decidimos atualizar”, afirma o reitor.

Durante seu discurso, o reitor lembrou da trajetória da Instituição, que começou com dois cursos de graduação, e, que com a dedicação de seu corpo docente e quadro técnico-administrativo ao longo dos anos, consolidou-se como centro de referência e excelência de ensino superior.

“Ao Grande Vale do Iguaçu hoje apresentamos o que nos tornamos: adultos com a energia e a vitalidade dos jovens que circulam diariamente pelos nossos corredores”, complementa.

Uma história escrita com amor e zelo

A então “Faculdade Uniguaçu” passou por muitas transformações desde sua fundação, em 2001. Cresceu com a comunidade, se atualizou com novas tecnologias e evoluiu enquanto instituição de ensino.

Sem dúvida seu amadurecimento está atrelado a todo desenvolvimento ocorrido em União da Vitória, Porto União e toda região, a qual participou diretamente.

Depois de firmar-se como Centro Universitário e expandir sua abrangência, a Uniguaçu, agora Ugv, começa a escrever uma nova fase da história. “É importante dizer que a Uniguaçu que conhecemos não está só mudando a página, mas também não está trocando de livro. A Uniguaçu que conhecemos está escrevendo um novo capítulo”, conta o professor Edson.

Com a experiência de anos e a coragem de abraçar o novo, a instituição se atualiza. O novo nome reflete o momento de mudanças que o Centro Universitário está buscando: mudanças para continuar crescendo.

Não é uma sigla. É um nome que resume tudo!

Os gestores da Instituição explicam que o nome Ugv não pode ser considerado uma sigla, por isso não é escrito inteiro em letras maiúsculas, como sugerem as regras gramaticais da Língua Portuguesa.

“Ugv é um nome que resume tudo, carrega a história da nossa Uniguaçu. Simboliza também o crescimento da parte acadêmica: a letra U traz um espírito de Universidade, mesmo que ainda sejamos um Centro Universitário. As letras G e V simbolizam o Grande Vale do Iguaçu, passando a mensagem do crescimento da Instituição em sua expansão territorial”, esclarece o reitor do Centro Universitário.

“Mudamos o nome, mas os nossos valores continuam os mesmos: autonomia, cidadania, comprometimento social, ética e respeito à diversidade nunca deixaram de fazer parte do nosso cotidiano”, reforça o Vice-reitor e Pró-Reitor Acadêmico, prof. Mateus Cassol Tagliani.

Para continuar crescendo com ensino pra valer e compromisso social

“O mundo atual, com todas as mudanças de pensamento, de comportamento, de consumo, de cultura, nos impulsionou a buscar novas formas para atender as necessidades dos acadêmicos”, ressalta o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, professor Hilton Tomal.

A criação do Check-In aconteceu especialmente para acolher os ingressos do Ugv – Centro Universitário.O novo setor irá funcionar como uma Central de Relacionamento, e será responsável por comunicar, atrair e ajudar as pessoas a criarem o seu “passaporte de entrada” para o ensino superior.

Além da oferta de cursos no período matutino e noturno, e os investimentos constantes em tecnologia.

Todas essas mudanças, segundo os gestores, marcam o aniversário de 21 anos de existência da Instituição que, mais moderna e atual, continua a sua caminhada na educação superior, sem medir esforços para entregar excelência no ensino e manter a missão de contribuir com o desenvolvimento da região.

“A Instituição trocou de nome, mas continua com a mesma essência de sempre. Agora somos Ugv e continuamos crescendo juntos. Vem muita coisa boa aí para os próximos anos”, completa o reitor professor Edson.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta terça-feira, 27. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável. A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro […]

Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite

O Ministério da Saúde promoveu neste sábado (24), em Brasília, vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no Parque da Cidade. A atividade contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga. Com menos da metade do público-alvo vacinado, o governo federal prorrogou a campanha de vacinação até 30 de setembro.  A estratégia tem como meta mobilizar […]