A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), de União da Vitória, deu inicio na noite de segunda-feira, 26 de setembro, a mais uma edição da Semana do curso de História, da instituição. Nesta semana os alunos participam de palestras e de oficinas. Na noite de abertura foi apresentada a peça teatral “Bailei na Curva”.
De 26 a 30 de setembro, o curso de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), de União da Vitória, realiza mais um edição da sua Semana do curso de História, que tem como objetivo levar informações para o sucesso dos acadêmicos para o trabalho a ser feito futuramente no mercado de trabalho sendo um professor.
Na noite de segunda-feira, 26, a abertura do evento foi às 19h, com uma palestra sobre os sindicatos de trabalhadores na Europa e no período de Margaret Thatcher, em que os trabalhadores tiveram sucesso na história, tendo os seus direitos trabalhistas.
O segundo momento do evento foi às 20h15, com a apresentação da peça teatral “bailei na Curva”, que conta a história de uma criança da cidade de Porto Alegre (RS), no período da Ditadura Militar no Brasil.
Nesta peça os alunos puderam ver como foi o período e como as famílias de diversas formas de educação, nível social e de trabalho, viveram este momento da história brasileira.
Ao final do teatro, o professor de teatro Lício Ferreira conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e agradeceu a equipe do curso de História da Unespar pelo convite de mostrar para os acadêmicos a peça “Bailei na Curva”.
O diretor da Unespar de União da Vitória, Vanderlei Garcia, falou que a Unespar de União da Vitória vem trabalhando em trazer atividades para os alunos e enfatizou a Semana de cursos que vem ajudando no desenvolvimento dos futuros profissionais.
O que foi a Ditadura Militar:
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
O que foi a Diretas Já:
Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso.
Galeria: