Uma equipe da Policia Militar de União da Vitória foi abordado por uma mulher enquanto realizavam um patrulhamento pelo bairro Panorama, por volta das 21h de domingo, 10 de maio. A mulher afirmou que sua mãe havia entrado em contato, relatando que uma criança de nove anos havia sido vítima de estupro, ato este, cometido pelo seu avô.
Diante da gravidade do relato, a equipe policial rapidamente se deslocou até a casa da vítima, situada na colônia Rio Vermelho, sendo durante o caminho, entrado em contato com a equipe do Conselho Tutelar do município.
O suspeito foi identificado e detido, sendo encontrado em sua posse durante o procedimento de revista pessoal, uma espingarda de calibre 36, municiada com um cartucho intacto e havendo ao seu lado mais três munições do mesmo calibre, intactas. O mesmo recebeu voz de prisão e foi conduzido até a 4ª Sub Divisão Policial de União da Vitória, onde será realizado as demais ações pertinentes ao caso, como dada início as investigações da denúncia.
Na ação foi conversado com a avó que afirmou ter a guarda provisória da neta. A senhora relatou ter flagrado seu esposo e a criança em um galpão da propriedade. No caso, o indivíduo estaria tentando forçar a menina a manter relações sexuais. Ao perceber do que se tratava, a senhora gritou, momento em que o indivíduo soltou a criança e saiu do local, sendo encontrado pelos policiais no seu quarto, dormindo.