União da Vitória já registrou 181 focos de Aedes Aegypti em 2021 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória já registrou 181 focos de Aedes Aegypti em 2021


9 de novembro de 2021

Fotos: Divulgação

O Município de União da Vitória já registrou 181 focos de Aedes Aegypti desde o mês de janeiro até o dia 31 de outubro de 2021. Em 2020 o município registrou 323 no total. Os dados são da Vigilância Ambiental que faz o monitoramento do mosquito através de várias frentes do trabalho.

Uma das formas de monitoramento é o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypt (LIRAa), que é realizado a cada dois meses e mede a infestação do mosquito que é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O último LIRAa realizado em outubro mostra que o município tem baixo risco de infestação do Aedes Aegypt com menos e 0,9% no Índice de Infestação Predial.

Os dados também mostram que é a região central que mais concentra focos do mosquito, sendo o Centro, São Bernardo, Ponte Nova e Navegantes os bairros com mais focos no município.

Além do LIRAa, as equipes da Vigilância também atuam em outras frentes para evitar a infestação do mosquito. Os agentes visitam pontos estratégicos quinzenalmente orientando e fiscalizando as condições de cada local e fazem a aplicação de inseticidas em pontos de maior potencial para o desenvolvimento das larvas, como ferro velhos e borracharias.

A diretora da Vigilância, Márcia Regina Fernandes Tomaszewski, explicou que as equipes também fazem a instalação de armadilhas em mais de 70 pontos da cidade para verificar em quais bairros ocorre maior concentração dos focos, para que o trabalho preventivo seja direcionado e assim os focos do mosquito sejam controlados.

Marcia também ressaltou que o baixo risco de infestação é resultado das ações conjuntas desenvolvida pela Vigilância Ambiental e pela população que ajuda no cuidado para prevenir os focos do mosquito. “O verão é o período mais propício para a proliferação do mosquito, então pedimos que as pessoas continuem com os cuidados, eliminando a água armazenada nos possíveis criadouros para continuarmos com esse índice”, afirmou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aniversário Bahniuk 49 anos entra na reta final e promete grande revelação em fevereiro

A campanha de aniversário de 49 anos do Bahniuk Supermercados está entrando em sua reta final e segue movimentando União da Vitória e toda a região. Clientes ainda têm até o dia 31 de janeiro para participar de uma das maiores ações promocionais já realizadas pela rede, que celebra quase cinco décadas de história com […]

Padre Antônio Carlos é eleito Administrador Diocesano

Em razão do início do período de vacância episcopal na Diocese de União da Vitória, após a nomeação de Dom Walter Jorge como Bispo da Diocese da Campanha (MG), na qual tomou Posse no dia 17 de janeiro, o Colégio de Consultores da Diocese de União da Vitória reuniu-se na data de hoje, 22 de […]

APADAF realiza Pastelada solidária

A Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Porto União (APADAF) realizará, no dia 6 de fevereiro, uma pastelada solidária com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção das atividades desenvolvidas pela instituição. A ação busca envolver a comunidade e fortalecer o apoio às pessoas com deficiência auditiva atendidas pela associação. A […]