União da Vitória já registrou 181 focos de Aedes Aegypti em 2021 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória já registrou 181 focos de Aedes Aegypti em 2021


9 de novembro de 2021

Fotos: Divulgação

O Município de União da Vitória já registrou 181 focos de Aedes Aegypti desde o mês de janeiro até o dia 31 de outubro de 2021. Em 2020 o município registrou 323 no total. Os dados são da Vigilância Ambiental que faz o monitoramento do mosquito através de várias frentes do trabalho.

Uma das formas de monitoramento é o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypt (LIRAa), que é realizado a cada dois meses e mede a infestação do mosquito que é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O último LIRAa realizado em outubro mostra que o município tem baixo risco de infestação do Aedes Aegypt com menos e 0,9% no Índice de Infestação Predial.

Os dados também mostram que é a região central que mais concentra focos do mosquito, sendo o Centro, São Bernardo, Ponte Nova e Navegantes os bairros com mais focos no município.

Além do LIRAa, as equipes da Vigilância também atuam em outras frentes para evitar a infestação do mosquito. Os agentes visitam pontos estratégicos quinzenalmente orientando e fiscalizando as condições de cada local e fazem a aplicação de inseticidas em pontos de maior potencial para o desenvolvimento das larvas, como ferro velhos e borracharias.

A diretora da Vigilância, Márcia Regina Fernandes Tomaszewski, explicou que as equipes também fazem a instalação de armadilhas em mais de 70 pontos da cidade para verificar em quais bairros ocorre maior concentração dos focos, para que o trabalho preventivo seja direcionado e assim os focos do mosquito sejam controlados.

Marcia também ressaltou que o baixo risco de infestação é resultado das ações conjuntas desenvolvida pela Vigilância Ambiental e pela população que ajuda no cuidado para prevenir os focos do mosquito. “O verão é o período mais propício para a proliferação do mosquito, então pedimos que as pessoas continuem com os cuidados, eliminando a água armazenada nos possíveis criadouros para continuarmos com esse índice”, afirmou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]