União da Vitória sediará os 29º Jocopar em 2023 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória sediará os 29º Jocopar em 2023


17 de novembro de 2022

Fotos: Divulgação

A cidade de União da Vitória vai sediar a disputa dos 29º Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar), no segundo semestre de 2023. O anúncio foi feito pela Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) no encerramento da 28ª edição da competição poliesportiva, que aconteceu em Campo Mourão de 11 a 14 deste mês, em Campo Mourão.

Será a segunda vez que União da Vitória vai sediar o certame que reúne exclusivamente contabilistas e técnicos em contabilidade com registro no CRC PR. A primeira vez foi em 2007. A organização estará a cargo do Sindicato dos Contabilistas de União da Vitória e Região (Sindicounião), que tem em sua base territorial 14 municípios. A entidade, atualmente presidida por Márcio Rodrigo Iltchechen, nunca foi campeã geral do Jocopar, que começaram a ser disputados em 1993.

Trata-se da maior competição estadual de profissionais liberais realizada no país e 16 cidades sedes de sindicatos da categoria no Paraná já foram anfitriãs do certame. Nos 27 anos de disputa – em 2020 e 2021 não aconteceu em razão da pandemia de Covid-19 -, sete sindicatos foram campeões gerais.

União da Vitória

O Município de União da Vitória tem cerca de 60 mil habitantes e a cidade faz divisa com Porto União, no estado de Santa Catarina, através de uma linha férrea e também pelo Rio Iguaçu. O núcleo urbano composto pelas duas cidades, com aproximadamente 89 mil moradores, é também conhecido como as “Gêmeas do Iguaçu”.

No início do século passado, os trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande cortaram a cidade e a extração madeireira ganhou impulso. Apesar do progresso que a ferrovia proporcionava a cidade, a região foi surpreendida pelos conflitos causados pela Guerra do Contestado, entre paranaenses e catarinenses, pela posse de uma região rica na extração de erva-mate e madeira que abrangia o atual meio-oeste catarinense e o sul e sudoeste paranaense.

União da Vitória também estava inserida no meio desses conflitos, quando tornou-se capital provisória do Estado das Missões, cujo território era a zona do Contestado. A criação deste estado solucionaria a questão de limites entre os dois estados, evitando que a região fosse anexada ao território catarinense.  Mas a ideia do Estado das Missões não vingou e, em 1916, com o acordo de limites entre os dois estados, a então Porto União da Vitória ficou dividida em duas, passando a parte pertencente ao Paraná a denominar-se União da Vitória, e a parte pertencente a Santa Catarina, Porto União, sendo que a linha férrea passou a dividir as duas cidades até hoje.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]