Uniguaçu forma primeira turma de Arquitetura e Urbanismo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Uniguaçu forma primeira turma de Arquitetura e Urbanismo


14 de fevereiro de 2020

Foto: Comunicação Uniguaçu

Após cinco anos de desafios, chegou o dia tão esperado, a colação de grau da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).  29 formandos estiveram reunidos com os seus familiares, amigos e colaboradores da Uniguaçu, festejando o título de Arquitetos e Urbanistas que receberam da Pró-Reitora de Extensão e Expansão da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, que no ato, foi a presidente da mesa diretiva.

A colação de grau aconteceu na sexta-feira, 07de fevereiro, no Centro de Eventos da Uniguaçu. Durante o evento, o formando com melhor desempenho no Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA), Lucas França Burgath, foi premiado com uma bolsa parcial para realizar um curso de pós-graduação, pelo Instituto Sul Paranaense de Altos Estudos da Uniguaçu (ISPAE). Já a nova Arquiteta e Urbanista Aline Wieczorkoski de Toledo, foi contemplada com uma bolsa integral de pós-graduação pelo melhor desempenho acadêmico.

Foto: Comunicação Uniguaçu

A formação em Arquitetura e Urbanismo permite ao profissional um vasto campo de atuação no mercado. Formaram-se agora 29 novos profissionais capazes de interagir de maneira dinâmica à realidade social, regional e nacional, equacionando os sistemas e componentes da arquitetura em função da sustentabilidade do todo arquitetônico e do conforto ambiental.

Nossos egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo podem trabalhar com projetos arquitetônicos, projetos de interiores, projetos paisagísticos, planejamento urbano, conservação e restauro do Patrimônio Histórico, conforto ambiental, topografia, estrutura e materiais.

O curso teve seu início em 2015 e acompanhando as constantes mudanças tecnológicas, foi sendo atualizado em relação à matriz curricular, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso e às Diretrizes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), estrutura física e a contratação de docentes com experiências profissionais na área de Arquitetura e Urbanismo, atendendo essas demandas com olhos sobre ao ensino de qualidade, iniciação à pesquisa e extensão. O curso passou pelo reconhecimento do Ministério da Educação em visita “in loco”, sendo confirmada a qualidade no ensino com o conceito quatro (escala de um a cinco), sendo avaliados vários requisitos como estrutura física, bibliografia, qualificação do corpo docente e projeto pedagógico, aguardando apenas a publicação da Portaria em Diário Oficial da União pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de fazer história dentro da Instituição, os novos profissionais têm a missão de projetar, coordenar e acompanhar a execução de casas, prédios, edificações públicas e privadas de acordo com critérios de estética, conforto, normas técnicas e funcionalidade, organizando também o crescimento das cidades, bairros e ruas.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Como coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Paula Vaccari Toppel diz que participar e ver a evolução dos primeiros arquitetos e urbanistas da Uniguaçu é uma honra. “Agradeço todo o colegiado do curso pela excelente formação dos acadêmicos e agora colegas de profissão. Tenho muito orgulho de todos que fazem parte desta história, e nunca se esqueçam de sonhar e voar alto, pois o mundo de possibilidades está se abrindo para cada um a partir da graduação.”

Segundo o Reitor da Uniguaçu, professor Edson Aires da Silva, este é mais um sonho que se tornou realidade, pois agora lançamos no mercado de trabalho os novos arquitetos e urbanistas egressos da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da Uniguaçu. “É uma satisfação como Instituição podermos colocar na formação destes profissionais como forma de melhorar a prestação de serviços à comunidade, com pessoas extremamente preparadas para atender as expectativas e as necessidades de seus clientes, lembrando que formaram-se acadêmicos não apenas das cidades de Porto União e União da Vitória, mas também de outras cidades da região, ampliando ainda mais os impactos no desenvolvimento promovidos pela Uniguaçu, que cumpre com o seu compromisso.”

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]

Perto do cidadão: Paraná destina R$ 406 milhões para reforçar saúde dos municípios

Os investimentos em equipamentos, ações voltadas para melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a expansão de novas tecnologias estão entre os principais medidas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para aprimorar o atendimento prestado à população nos municípios. Além disso, foi reforçado o processo de educação permanente dos profissionais da […]

Vai ficar mais difícil se aposentar em 2025? Veja o que muda nas exigências

Com a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam estar atentos às novas exigências da reforma da Previdência. Desde a sua aprovação, a nova norma altera parte das regras a cada ano. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para […]