Uniguaçu realiza 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Uniguaçu realiza 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho


25 de março de 2019

Foto: Comunicação Uniguaçu

A 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de março. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é formada por colaboradores da Instituição e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Pensando nisso, o tema deste ano foi voltado à Comportamento Seguro.

A abertura do evento mostrou como o trabalho engrandece o homem e a segurança engrandece a vida, trazendo dicas de comportamentos seguros. Os membros da CIPA participaram de uma explanação sobre o relatório da comissão na gestão de 2017-2018. Também falaram sobre as atribuições da CIPA, o calendário de plano de ação, as inspeções realizadas, o que é POP e as ações voltadas as melhorias seguindo a padronização para evitar acidentes. O Procedimento Operacional Padrão (POP) tem grande importância dentro de uma empresa e tem o objetivo de garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade. Além disso, eles ainda apresentaram a nova comissão da CIPA 2018-2019.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Na quarta-feira, 20, segundo dia de evento, a palestra com o tema “Manter-se saudável no trabalho” foi ministrada pela coordenadora do curso de Psicologia, professora Guidie Elleine Nedochetko Rucinski. Ela enfatizou a importância da empatia e de trabalhar o emocional. Ela ainda mostrou a lei orgânica da saúde mental, que envolve a saúde física, emocional e a saúde no trabalho, e que a empresa deve zelar pela saúde de seus colaboradores. A saúde e o completo bem-estar biológico, psicológico e social não apenas a ausência de doença. Ela falou também sobre algumas doenças de fundo emocional relacionadas ao trabalho como depressão, estresse, fadiga e ansiedade.

Para finalizar a semana, na quinta-feira, 21, a palestra foi com o professor de Fisioterapia da Uniguaçu, professor Ricardo Germano Efing, sobre “Percepção de Riscos e Comportamento Seguro”. A palestra teve o objetivo de despertar a consciência de percepção de um gerenciamento de riscos. Ele ainda enfatizou que o comportamento humano é observável e mensurável, portanto comportamento pode ser gerenciado. Por fim, os colaboradores se dirigiram até a Sala Interdisciplinar onde foram recebidos com um café.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Durante esta semana os colaboradores puderam aprender mais sobre a importância do comportamento seguro e de estar em dia com sua saúde física e mental, construindo a cada dia uma Uniguaçu ainda mais segura.

O vice-presidente da CIPA, Stanley Robert Thiel Junior, explica que o objetivo da comissão neste evento era apresentar para os colaboradores a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. “Escolhemos o tema Comportamento Seguro com o intuito de incentivar as equipes a adotar ações e medidas para proteger a sua integridade e a dos demais colegas”, comenta Stanley.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]

Perto do cidadão: Paraná destina R$ 406 milhões para reforçar saúde dos municípios

Os investimentos em equipamentos, ações voltadas para melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a expansão de novas tecnologias estão entre os principais medidas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para aprimorar o atendimento prestado à população nos municípios. Além disso, foi reforçado o processo de educação permanente dos profissionais da […]

Vai ficar mais difícil se aposentar em 2025? Veja o que muda nas exigências

Com a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam estar atentos às novas exigências da reforma da Previdência. Desde a sua aprovação, a nova norma altera parte das regras a cada ano. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para […]