Uniguaçu realiza 26ª Semana Pedagógica » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Uniguaçu realiza 26ª Semana Pedagógica


1 de fevereiro de 2019

A equipe de docentes da Uniguaçu se reuniram na noite de segunda-feira, 28, para oficializar o início da 26ª Semana Pedagógica, que teve como tema; “Desafios do Ensino Superior para o Século XXI”. A abertura foi realizada pela Diretora Geral da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, no Salão Nobre Prof. Dr. Wilson Ramos Filho.

O Coordenador Acadêmico, professor Atílio A. Matozzo, explanou sobre as atividades constantes na semana de capacitação e também falou sobre o Programa Smart Uniguaçu, que envolve processos tecnológicos, metodologias de ensino e formação continuada dos professores. Na sequência, o Superintendente das Coligadas UB, professor Edson Aires da Silva, comentou sobre o cenário atual das Instituições de Ensino e também explanou sobre as novidades deste novo ano letivo. Dando segmento, o Procurador e Pesquisador Institucional da Uniguaçu, professor Daniel Gonzales, apresentou dados relacionados a Instituição. Após o intervalo, os colegiados começaram a apresentar as Práticas Exitosas de cada curso para todos os professores.

Foto: Comunicação Uniguaçu

A segunda noite foi voltada à plataforma Smart Uniguaçu, onde o professor Atílio Matozzo explicou que este é um programa que busca resultados de aprendizagem, visando a aprendizagem significativa em que o foco principal é fazer com que os acadêmicos levem os ensinamentos para a vida e o foco é na aprendizagem colaborativa entre professores e acadêmicos, servindo como estratégias pedagógicas. A biblioteca virtual está entre algumas novidades para este ano, que conta com mais de dez mil títulos disponíveis, fazendo com que os estudantes tenham mais facilidade e interatividade. Logo após a explanação, os professores se dirigiram até os laboratórios de informática onde tiveram um Workshop sobre a plataforma Smart e como ela funcionará.

Dando continuidade as atividades, a terceira noite contou com o Workshop – Implementação de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) e Projeto Integrador – experiências, vivências e dicas, realizado pelo Prof. Ms. Paulo Henryque Cayres. Ele apresentou ideias para execução de APS e Projetos Integradores, falando também da importância de usar as metodologias ativas, enfatizando o papel do docente e a relevância do engajamento para novos desafios.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Finalizando a 26ª Semana Pedagógica houve a continuação da apresentação dos docentes sobre as Práticas Exitosas e Inovadoras. Em seguida, houve um momento de descontração sobre os “Tipos de Professores! Qual é o meu afinal?”. O foco da semana foi lembrar a todos da qualidade do ensino presencial aliado com a força da implantação das novas tecnologias. A integração, capacitação e reuniões de colegiados ocorreram durante toda a semana, preparando todos para o retorno letivo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]