Em reunião realizada na última quarta-feira, 6 de abril,no gabinete da Prefeitura, a Uniuv ficou responsável pelos cuidados e pela manutenção do Cine Teatro Luz.
Durante o final de semana, saiu um boato que o Cine Teatro Luz, que fica localizada na rua Dr. Carlos Cavalcante, área central da cidade de União da Vitória, estaria sendo alvo de uma discussão entre duas entidades da educação da cidade.
Nesta segunda feira, 11 de abril, a situação foi explicada. Não há intrigas e disputa pelo espaço do Cine Teatro Luz.
Na semana passada, quarta-feira, 6 de abril, o reitor da Uniuv , Alysson Frantz, esteve no gabinete do prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiu, conversando sobre passar o espaço cultural para os cuidados e manutenção da Uniuv. No final da reunião, foi feito o aperto de mãos e tudo indica que o Cine Teatro Luz vai ser repassado para a Uniuv, pois a mesma pertence à administração pública. Se não tivesse interesse da Uniuv no espaço cultural, a Prefeitura poderia sim fazer um acordo de comodato, como acontece em Porto União com o Cine Teatro Ópera, onde a iniciativa privada passou o Cine Ópera para a Prefeitura em um acordo de quatro anos.
O Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) espera que nesta semana a Prefeitura de União da Vitória venha a público fazer o comunicado oficial da passagem do Cine Teatro Luz, para os cuidados da entidade educacional.
O Cine Teatro Luz:
A estrutura do Cine Teatro Luz hoje se encontra em uma situação lamentável. Falta manutenção e cuidados com o patrimônio. A frente está totalmente suja e o pilar principal de entrada está sendo utilizado como banheiro público.
Nas laterais demorou, mas a administração pública retirou os pedaços de madeira que faziam o suporte dos novos ar condicionado, porém, a fiação elétrica é outro problema que se vê em todo o entorno do Cine Teatro Luz.
Não é diferente na parte de trás, onde é possível ver o total abandono dos chamados camarins, e no alto do cinema á buracos e rachaduras.
Outro aspecto de abandono é a pintura e o não cuidado com a placa de “Velho Cinema Novo”, do Governo do Paraná.
Lembrando que no Governo do então governador do Paraná, Jaime Lener, foi feito uma revitalização do espaço, onde todo o telhado do cinema, as poltronas, escadaria, banheiros, luzes e palco e foram revitalizados trazendo para União da Vitória o resgate da história.
História do “Luz”:
José Cleto, prefeito Municipal de União da Vitória, de 1947 a 1951, homem justo, amante do saber e da cultura, dentre os muitos sonhos e as muitas realizações, queria dotar a cidade de União da Vitória de um cine-teatro, pois o que já existia estava situado na cidade de Porto União, o Cine Odeon.
Para que este empreendimento se concretizasse, José Cleto contou com o apoio dos vereadores. Criou leis que beneficiariam quem se propusesse a desenvolver a obra. Não havendo interessados, ele mesmo foi em busca de lideres da comunidade, para executarem a tarefa proposta. Reuniu um punhado de homens que desejavam o desenvolvimento de União da Vitória e os envolveu de imediato com a causa, incentivando a todos para que fossem em frente e contassem com o seu apoio, como de fato aconteceu.
A história do Cine Luz é cheia de percalços e alegrias, e nos mostra que com idealismo, perseverança e trabalho, o objetivo final é alcançado.
O Cine Luz é um empreendimento notável que nasceu da pujança de um punhado de idealistas que sabiamente contribuíram para a cultura das cidades irmãs.