UVA debate a Lei de bebidas alcoólicas em locais públicos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

UVA debate a Lei de bebidas alcoólicas em locais públicos


26 de março de 2018

Na tarde de quinta-feira-feira ,22 de março, os Poderes Legislativo, Executivo, Ministério Público (MP) e Associação de Apoio para Dependentes de Álcool e outras Drogas (Adad), estiveram reunidos na Câmara para discutir a Lei nº 4264/2013, que dispõe sobre a proibição de comercialização e de consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos.

Participaram da reunião vereadores, assessor jurídico da Prefeitura Fábio Nogueira, vice-prefeito Bachir Abbas e chefe de gabinete Antônio Nhoato, Salete Venâncio e Maria Isabel Scistowski, da instituição Adad e o Promotor Júlio Ribeiro de campos Neto.

Segundo Nhoatto, a discussão tem por objetivo a adaptação da Lei para que seja colocada em prática o mais breve possível, com auxílio de órgãos, como a Polícia Militar, conselhos, MP, Vigilância Sanitária, entre outros, tanto na elaboração do novo texto, quanto na aplicação.

“Para que a própria Prefeitura e órgãos envolvidos possam atuar, precisamos adequar esta Lei. Nossa intenção não é a proibição, como consta no texto atual, mas sim, aplicar algumas restrições, reeducar o consumo de bebidas em locais públicos, e só então, em casos de reincidências, aplicar notificações, desde valores em dinheiro, até a cassação de alvarás”, explica o chefe de gabinete.

Bachir Abbas, relata que a nova redação será enviada pelo Executivo à Câmara já no início do mês de abril, para que possa ser discutida, divulgada e possivelmente aprovada pelos vereadores.

“É necessário se ter essa regulamentação. Essa é uma solicitação de moradores e do próprio Conselho Municipal de Segurança (Conseg), estamos fazendo essas adaptações em conjunto. No começo do próximo mês encaminharemos para a Câmara e esperamos que ela (Lei nº4264/2013) seja alterada”, explica o vice-prefeito.

Em nome do MP, Júlio Ribeiro acrescentou artigos e parágrafos na Lei atual. Para o promotor, a ingestão de bebidas alcoólicas em locais públicos, tem produzido efeitos sociais e econômicos para toda a sociedade local, e que há tempo, o tema deixou de ser um mero lazer e possui repercussões no âmbito da criminalidade.

“Se o Legislativo e Executivo juntos, alterarem essa política de atenção, não tenho dúvidas que a consequência final será a redução da criminalidade, desoneração de serviços públicos de saúde, o que reverte em benefício para todos nós. Muito importante”, analisa.

Promotor fará o uso da Tribuna na sessão da primeira votação para justificar as alterações.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc vai investir R$ 60 milhões em nova subestação em Porto União

O prefeito de Porto União, Juliano Hassan, esteve em Florianópolis para reunião com o governador Jorginho Mello. Participaram do encontro o empresário Darci Barth, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Luciano Amaro Bona, e o deputado estadual Maurício Eskudlark. Durante a agenda, foi informado que está prevista a licitação de uma nova […]

Quartel de Porto União terá usina solar em projeto do Exército

O quartel de Porto União está entre as 25 organizações militares contempladas em um projeto de modernização energética do Exército Brasileiro. A iniciativa prevê investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, com a instalação de 18 usinas solares que somam cerca de 2 megawatts-pico (MWp), além da substituição de mais de 4 mil pontos de iluminação […]

Prefeitura de União da Vitória lança PSS de Estágio

A Prefeitura de União da Vitória publicou edital para a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à contratação de estagiários. As inscrições começam nesta quinta-feira, dia 12, e seguem até 15 de março. O PSS oferece vagas para estudantes das áreas de Educação – Magistério e Licenciaturas, Direito, Administração e Farmácia. Podem participar alunos […]