Está sendo realizada inicialmente pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com outras secretarias e órgãos como: Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Uvetran, Detran e Polícia Civil, uma ação para deixar o município mais limpo e organizado.
As atividades são para tentar minimizar um pouco, o problema dos carros abandonados nas vias públicas, e tentar diminuir os diversos problemas que eles podem causar.
Como explica a secretária de Meio Ambiente, Sandra Jung, esses carros abandonadas em calçadas e vias públicas, além de atrapalhar a passagem, também implicam no acumulo de água, podendo servir de abrigo para fugitivos da polícia, ponto de venda de drogas, transmissão de dengues, acumulo de lixo, trazendo assim várias doenças para os moradores próximos a esses locais.
Com as visitas que estão sendo feitas, já foram realizadas 45 notificações em cinco semanas, segundo Sandra, a população está recebendo muito bem esses alertas, fazendo com que as ações tenham um bom êxito, e assim, dando um destino melhor a esses veículos.
Caso as notificações não sejam cumpridas, Sandra explica que será aplicada uma multa que está prevista em lei para os carros abandonados. “Quando não há solução por livre e espontânea vontade do dono do veículo, a polícia então vai recolher o automóvel para o abrigo da polícia, e após 60 dias vai para leilão, então estamos alertando para que isso não aconteça, que o dono possa desfrutar de seu bem”, finaliza. Lembrando que só serão recolhidos pela polícia, após verificar junto ao Detran e delegacia a inexistência de ocorrências gravadas contra estes veículos e seus proprietários.
Sandra, em nome da Secretaria, agradece a colaboração de toda a população, porque isso está deixando a cidade mais agradável, mais limpa, e com uma aparência melhor.