A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), realizaram na manhã de quinta-feira, 29 de novembro, no salão nobre da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em União da Vitória, a 5ª edição do Fórum da Erva-Mate Sombreada na região Sul do Paraná, com o objetivo de fortalecer a produção em várias cidades.
O evento se iniciou às 9h com o recebimento de produtores, empresários da área, prefeitos e pessoas da comunidade. As atividades foram realizadas durante a manhã, tendo a apresentação dos pontos positivos e negativos da produção da Erva-Mate Sombreada. Foi debatido também, o que cada produtor como empresário da área, podem fazer para melhorar a cadeia de produção do produto.
O presidente da Amsulpar e prefeito da cidade de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, afirmou que a região tem muito a oferecer para o mercado do Rio Grande do Sul e pode se destacar na produção e na qualidade, pois a melhor Erva-Mate Sombreada do Brasil está em nossa região.
Para os convidado foi uma grande oportunidade de conhecerem mais sobre as empresas que vendem a Erva-Mate na região, e também, de trocarem contatos para futuras vendas da folha. Lembrando que as cidades de Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado e São Mateus do Sul, têm empresas que compram a folha e empresas para realizar a venda da Erva-Mate.
O prefeito de Cruz Machado, Euclides Bibi Pasa, falou que seu município vem se destacando na produção de Erva-Mate Sombreada e que o mercado sempre está exigindo mais qualidade na produção. “Hoje o mercado está querendo a folha da Erva-Mate cada dia melhor e com mais qualidade, pois a folha Sombreada só tem na nossa região. Sendo que Cruz Machado é a área que mais tem plantação. Aproveito também para deixar o convite para a comunidade participar da Festa da Erva-Mate de Cruz Machado neste mês de dezembro”, concluiu.
A programação de atividades ligadas a produção da Erva-Mate Sombreada continuam neste mês de dezembro na cidade de Cruz Machado. Lembrando que já se estuda uma ampla agenda de debates para ao ano de 2019, junto ao Governo do Estado do Paraná em reunião com o Governador Carlos Roberto Massa (Ratinho Junior).