Vacinação contra gripe: Porto União fará atendimento domiciliar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vacinação contra gripe: Porto União fará atendimento domiciliar


23 de março de 2020

Imagem divulgação

Nesta segunda, 23, se inicia a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, invés de abril, o Ministério da Saúde resolveu adiantar a campanha, a fim de proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Importante ressaltar que está vacina não tem eficácia contra o Covid-19 (novo Coronavírus), entretanto, poderá ajudar no quesito de auxiliar os profissionais da saúde na identificação dos sintomas do vírus, já que ambos possuem os sintomas bem parecidos.

Nesta primeira etapa da vacinação contra a gripe, os públicos prioritários serão os idosos, trabalhadores da saúde e acamados, pois segundo relatórios, as pessoas mais atingidas pelo vírus têm sido pessoas acima dos 60 anos, portanto, é importante terem prioridade neste momento.

O secretário de Saúde de Porto União, Dr. Marivaldo dos Reis, enfatizou que não será necessário às pessoas irem até as Unidades de Saúde, pois as equipes estão orientadas a irem até suas casas. “O que nós queremos é que eles não saiam de casa, nós vamos fazer a vacinação no domicilio dos idosos, pois não queremos que eles venham até os postos de saúde, porém, se vierem serão bem atendidos, mas destacando que o ideal seria esperar chegar a sua casa”, afirmou o Dr.

Segundo o secretário, não está descartado a ideia de ser realizado um “drive – thru”, em que as pessoas não precisem sair de dentro do seu carro, caso vá até a Unidade de Saúde. “Estamos pensando em fazer um “drive-thru” para os idosos nem saírem de seus automóveis; caso venham até a unidade. Vamos analisar durante o período e talvez seja implantada essa medida de emergência. Mas a ideia é que durante toda semana façamos as visitas a domicilio”, concluiu.

Porto União recebeu um pouco mais de 1.700 doses da vacina, ou seja, não será suficiente para todos os necessitados, entretanto, a população pode ficar tranquila, pois na quarta – feira, 25 de março, é para as unidades estarem recebendo mais doses. Portanto, não há necessidades de alardes, até porque, segundo o secretário de saúde, isso poderá somente tumultuar e fazer com que realmente não seja feito as vacinações de forma correta e que atenda a todos os necessitados.

Ainda sobre o atendimento a domicilio, Dr. Marivaldo afirmou que as equipes estão preparadas e sabem onde cada pessoa prioritária desta fase reside, devido aos seus cadastramentos. “Quem não fez o cadastramento atualize, nosso pessoal do cadastramento estará ainda realizando este trabalho”, afirmou o secretário.

Portanto, continua a orientação de ficarem em suas casas, tranquilos, pois todo trabalho será realizado a domicilio. Enfatizando que ainda nesta semana, mais doses da vacina serão entregues a Porto União e com calma, todos serão atendidos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc e empresas de telefonia retiraram cerca de 70 toneladas de cabos irregulares de postes em 2024

A cooperação entre a Celesc, prefeituras e empresas de telefonia resultou na realização de 135 mutirões de limpeza de postes e na remoção de aproximadamente 70 toneladas de cabos obsoletos ou descartados de forma irregular sobre a rede, ao longo de 2024. As ações ocorreram em cidades como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, São Miguel, […]

Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

Com as temperaturas mais altas no verão, é comum o uso de piscinas nas mais diversas cidades, especialmente no Litoral. O hábito de encher e esvaziar a piscina, principalmente as plásticas, sem tratar a água tem se tornado um dos grandes vilões do desperdício de água. “Uma piscina de 5 mil litros é o suficiente […]

Com 444 toneladas, Paraná foi o segundo estado que mais apreendeu drogas em 2024

O trabalho das forças de segurança do Paraná colocou o Estado no pódio de apreensões de drogas neste ano. Foram 444 toneladas de entorpecentes apreendidas entre janeiro e novembro de 2024, o segundo maior volume do Brasil. O Estado fica atrás apenas do Mato Grosso do Sul (534 toneladas), de acordo com os dados do Sistema […]