Nova vala é preparada no aterro sanitário de União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Nova vala é preparada no aterro sanitário de União da Vitória


23 de setembro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O aterro sanitário de União da Vitória está licenciado e operando desde 2003, e conforme as valas de disposição vão sendo ocupadas, é necessário a abertura e preparação de outras. Elas são instaladas e operadas conforme projetos de engenharia que preveem a utilização da área com o mínimo impacto ambiental, portanto trata-se de um local seguro para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos gerados e coletados no município.

A atual vala de disposição dos resíduos está no final da sua vida útil, e as obras no novo espaço iniciaram no mês passado, compreendendo a escavação e impermeabilização do local. A impermeabilização da base e das laterais da vala foi efetuada com duas camadas de solo compactado envolvendo uma geomembrana de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que possui alta resistência química e mecânica. Este sistema de impermeabilização evita que o chorume, líquido produzido na decomposição dos resíduos urbanos, entre em contato com o solo e provoque a sua contaminação e das águas subterrâneas. Logo acima da camada de impermeabilização serão instaladas tubulações de drenagem para o composto, o qual será encaminhado para tratamento no próprio local e recirculado nas valas de disposição. Conectado ao sistema de drenagem do chorume serão instalados tubos de drenagem do gás metano, produzido também na decomposição dos resíduos e que precisa ser retirado da vala para evitar aumento da pressão, e consequentemente, possíveis explosões.

Os resíduos encaminhados para a vala serão aterrados constantemente, com frequência diária, o que diminui a geração de odores desagradáveis e evita a proliferação de vetores transmissores de doenças, além de proporcionar um local menos agressivo esteticamente.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Todas as obras de implantação da nova vala são acompanhadas e fiscalizadas pelo diretor de Ação Social e coordenador do projeto EcoCidade, Sidnei Cieslak, pela engenheira ambiental Lisandra Kaminski (colaboradora do projeto EcoCidade) e pelo secretário de Planejamento, o engenheiro Jamar Rossoni Clivatti.

Considerando os serviços de preparação, nivelamento e compactação do solo da base e laterais, e a compra e instalação da geomembrana e das tubulações de drenagem, a obra tem um custo de aproximadamente R$ 180 mil.

A previsão é que a nova vala do aterro comece a receber os resíduos já nos próximos dias.

Os responsáveis pela fiscalização da obra reforçam que, a preparação da nova vala representa comprometimento da administração do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, com as questões ambientais e de saúde pública, já que o método é seguro para a disposição final de resíduos sólidos urbanos, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos instituída pela Lei Federal nº 12.305/10.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]