Vale do Iguaçu tem passeata no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vale do Iguaçu tem passeata no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


18 de maio de 2022

Imagens: Adriano Dziduk/ Rádio Colmeia

Hoje, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. União da Vitória e Porto União uniram-se e realizaram um passeata alusiva ao tema. A ação foi feita por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria entre a Secretaria de Assistência Social de União da Vitória e Porto União.

A saída aconteceu às 9hrs, da Praça Coronel Amazonas, seguindo pela Rua: Visconde de Guarapuava, após Avenida Manoel Ribas, em seguida com passagem para a nossa cidade vizinha, Porto União, acessando a Rua: Prudente de Morais, com chegada e encerramento na Praça Hercílio Luz. Segundo a Secretária de Assistência Social de União da Vitória, Cleonice Martinazzo Moller, a adesão à caminhada foi grande.

O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, e o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, fizeram seus discursos agradecendo a população que participou e também ressaltando a importância de movimentos como esse para proteger as crianças e adolescentes dos municípios.

De acordo com o Coordenador do CEJUSC e Juiz da Vara da Família, Carlos Mattioli, os pais e pessoas próximas à crianças e adolescentes devem ficar atentos à alguns sinais repentinos que podem indicar situações de abuso e violência.

Seriam esses sinais mudanças repentinas de comportamento, como por exemplo, uma criança que é muito agitada e de repente fica muito quieta, fica apática, e vice versa; distúrbios alimentares; choro sem explicação. “Não significa que quando tem alguma dessas características de mudança de comportamento que efetivamente ocorreu uma violência”, disse. Mattioli ainda coloca a importância dos pais terem uma proximidade maior com os filhos, sempre mantendo o diálogo, confiança e não censurando.

Acompanhe o áudio do Juiz da Vara da Família abaixo:

Ensinar as crianças o que são suas partes íntimas e que ninguém tem o direito de vê-las ou tocá-las é essencial para que a criança possa se defender de possíveis abusos. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indicam que este ano já foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes ligados a situações de violência sexual. A maioria dos abusos acontece dentro da casa das vítimas por pessoas do convívio.

É obrigação de todos os cidadãos, que suspeitem de qualquer tipo de violência contra a criança e ao adolescente fazer a denúncia, que pode ser feita pelo Disque 100, diretamente da Polícia Militar pelo 190, para o Conselho Tutelar de União da Vitória no (42) 3522 5886 e Plantão 24h 98800 9559, Conselho Tutelar de Porto União no (42) 3523-4101, ou na Delegacia da Mulher, Criança e Adolescente no 3522 5898.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]