Vale do Iguaçu tem passeata no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Vale do Iguaçu tem passeata no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


18 de maio de 2022

Imagens: Adriano Dziduk/ Rádio Colmeia

Hoje, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. União da Vitória e Porto União uniram-se e realizaram um passeata alusiva ao tema. A ação foi feita por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria entre a Secretaria de Assistência Social de União da Vitória e Porto União.

A saída aconteceu às 9hrs, da Praça Coronel Amazonas, seguindo pela Rua: Visconde de Guarapuava, após Avenida Manoel Ribas, em seguida com passagem para a nossa cidade vizinha, Porto União, acessando a Rua: Prudente de Morais, com chegada e encerramento na Praça Hercílio Luz. Segundo a Secretária de Assistência Social de União da Vitória, Cleonice Martinazzo Moller, a adesão à caminhada foi grande.

O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, e o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, fizeram seus discursos agradecendo a população que participou e também ressaltando a importância de movimentos como esse para proteger as crianças e adolescentes dos municípios.

De acordo com o Coordenador do CEJUSC e Juiz da Vara da Família, Carlos Mattioli, os pais e pessoas próximas à crianças e adolescentes devem ficar atentos à alguns sinais repentinos que podem indicar situações de abuso e violência.

Seriam esses sinais mudanças repentinas de comportamento, como por exemplo, uma criança que é muito agitada e de repente fica muito quieta, fica apática, e vice versa; distúrbios alimentares; choro sem explicação. “Não significa que quando tem alguma dessas características de mudança de comportamento que efetivamente ocorreu uma violência”, disse. Mattioli ainda coloca a importância dos pais terem uma proximidade maior com os filhos, sempre mantendo o diálogo, confiança e não censurando.

Acompanhe o áudio do Juiz da Vara da Família abaixo:

Ensinar as crianças o que são suas partes íntimas e que ninguém tem o direito de vê-las ou tocá-las é essencial para que a criança possa se defender de possíveis abusos. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indicam que este ano já foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes ligados a situações de violência sexual. A maioria dos abusos acontece dentro da casa das vítimas por pessoas do convívio.

É obrigação de todos os cidadãos, que suspeitem de qualquer tipo de violência contra a criança e ao adolescente fazer a denúncia, que pode ser feita pelo Disque 100, diretamente da Polícia Militar pelo 190, para o Conselho Tutelar de União da Vitória no (42) 3522 5886 e Plantão 24h 98800 9559, Conselho Tutelar de Porto União no (42) 3523-4101, ou na Delegacia da Mulher, Criança e Adolescente no 3522 5898.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

A partir desta quinta-feira (7), os postos de combustíveis de todo país estão obrigados a divulgar, de forma “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis que eram cobrados, em cada empresa, no dia 22 de junho de 2022, “de modo que os consumidores possam compará-los com os preços praticados no momento da […]

Feira de Adoção acontece neste sábado em União da Vitória

Acontece neste sábado, 09, mais uma edição da Feira de Adoção Animal realizada pela equipe da Defesa Animal de União da Vitória. A feira acontece na Estação União entre das 09h às 12h e o objetivo é facilitar a adoção de cães que que foram acolhidos pela Defesa Animal e estão prontos para irem para […]

Nossa Casa do Caminho em União da Vitória realiza 2º bazar beneficente nesse sábado

Na próxima sexta-feira, 8, a casa de caridade “Nossa Casa do Caminho” realizará um bazar, das 13h às 17h, com artigos que variam de R$0,50 a R$3,00. Serão principalmente roupas e calçados para adultos e crianças, por causa da campanha do agasalho e do inverno. A Nossa Casa realiza diversas atividades, todas de forma gratuita. Inclusive a […]