Hoje, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. União da Vitória e Porto União uniram-se e realizaram um passeata alusiva ao tema. A ação foi feita por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria entre a Secretaria de Assistência Social de União da Vitória e Porto União.
A saída aconteceu às 9hrs, da Praça Coronel Amazonas, seguindo pela Rua: Visconde de Guarapuava, após Avenida Manoel Ribas, em seguida com passagem para a nossa cidade vizinha, Porto União, acessando a Rua: Prudente de Morais, com chegada e encerramento na Praça Hercílio Luz. Segundo a Secretária de Assistência Social de União da Vitória, Cleonice Martinazzo Moller, a adesão à caminhada foi grande.
O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, e o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, fizeram seus discursos agradecendo a população que participou e também ressaltando a importância de movimentos como esse para proteger as crianças e adolescentes dos municípios.
De acordo com o Coordenador do CEJUSC e Juiz da Vara da Família, Carlos Mattioli, os pais e pessoas próximas à crianças e adolescentes devem ficar atentos à alguns sinais repentinos que podem indicar situações de abuso e violência.
Seriam esses sinais mudanças repentinas de comportamento, como por exemplo, uma criança que é muito agitada e de repente fica muito quieta, fica apática, e vice versa; distúrbios alimentares; choro sem explicação. “Não significa que quando tem alguma dessas características de mudança de comportamento que efetivamente ocorreu uma violência”, disse. Mattioli ainda coloca a importância dos pais terem uma proximidade maior com os filhos, sempre mantendo o diálogo, confiança e não censurando.
Acompanhe o áudio do Juiz da Vara da Família abaixo:
Ensinar as crianças o que são suas partes íntimas e que ninguém tem o direito de vê-las ou tocá-las é essencial para que a criança possa se defender de possíveis abusos. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indicam que este ano já foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes ligados a situações de violência sexual. A maioria dos abusos acontece dentro da casa das vítimas por pessoas do convívio.
É obrigação de todos os cidadãos, que suspeitem de qualquer tipo de violência contra a criança e ao adolescente fazer a denúncia, que pode ser feita pelo Disque 100, diretamente da Polícia Militar pelo 190, para o Conselho Tutelar de União da Vitória no (42) 3522 5886 e Plantão 24h 98800 9559, Conselho Tutelar de Porto União no (42) 3523-4101, ou na Delegacia da Mulher, Criança e Adolescente no 3522 5898.