O esforço para deixar a cidade de União da Vitória cada vez mais bonita nem sempre recebe o respeito e apoio desejado. Apesar de ser necessário estudar e compreender o porquê a sociedade ainda é vítima desta cultura autodestrutiva, ações paralelas são necessárias.
Por isso, depois que os locais em que benfeitorias passaram a ser alvos de atitudes deploráveis, a Prefeitura de União da Vitória resolveu reagir, sendo redobrado as vigília e instalado nestes locais de uso comunitário, câmeras de segurança. Recentemente, um vândalo que depredou as floreiras na avenida Manoel Ribas foi flagrado por esse sistema de segurança municipal. Após ser reconhecido nas imagens gravadas, o conteúdo foi repassado à polícia que o identificou e o apreendeu.
O rapaz já fez um termo e hoje cumpre medida socioeducativa na Secretaria de Meio Ambiente, onde atua plantando árvores.
A administração da cidade até fez uma ampla divulgação contra o vandalismo no município e na programação da Rádio Colmeia, é veiculado dois spots chamando a atenção sobre está situação.
O que diz a lei:
Artigo 163 pena e de um a seis meses “ou” multa, o mesmo que dizer ser isenta de punição alguma.
Aumenta para um a quatro anos e seis meses com multa.
Se o vandalismo envolver objeto inflamável até oito anos.
Com ameaça a vida até 17 anos.
Nada justifica o vandalismo.