Mais uma etapa do trabalho realizado pela Vara da Família de União da Vitória, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19, na Unespar, com o tema Evasão Escolar.
A parceria entre a Vara da Família de União da Vitória, Núcleo Regional da Educação e Ministério Público do Paraná, deu mais um importante passo na ação contra a Evasão Escolar no Sul do Paraná. Na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, aconteceu mais uma audiência para levar informações da importância de manter crianças e jovens no ambiente escolar, nas cidades de Porto Vitória, Paula Freitas e União da Vitória.
O trabalho teve inicio no final de abril deste ano, para as atividades de 2016, com o tema Evasão Escolar, nas escolas do Sul do Paraná, pois com o problema das greves do ano passado (2015), muitos alunos deixaram de estudar trazendo um prejuízo intelectual nas cidades de General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado, União da Vitória, Paula Freitas, além de prejuízos para alunos que por algum motivo não estiveram presentes nas escolas municipais de União da Vitória.
Nas cidades de General Carneiro, Bituruna e Cruz Machado, a equipe da Vara da Família, Núcleo Regional da Educação e Ministério Público, realizaram reuniões com os pais e ao fim de cada uma delas uma equipe de profissionais conversa e descreve o relato dos motivos da evasão. Na tarde desta quinta-feira, 19, foi a vez das cidades de Porto Vitória, Paula Freitas e União da Vitória, realizar este encontro, onde o Juiz de Direito Carlos Eduardo Matiolli, junto ao chefe do Núcleo Regional da Educação Ricardo Brugnhago,o vice-prefeito de União da Vitória Jair Brugnhago, e o Promotor Julio Ribeiros de Campos Neto, receberam os pais para uma conversa e orientação e ao fim os pais e filho puderam conversar com a equipe de apoio e relatar os motivos e problemas da não ida dos filho para o ambiente escolar.
Segundo o Juiz Mattioli, neste momento é a vez de levar as informações básicas, mas que fazem toda a diferença e ao mesmo tempo dizer se o filho (a), não voltar para a escola será aplicado um penalidade.
Entrevistas:
O primeiro a conversar coma reportagem da Rádio Colmeia, foi o vice-prefeito de União da Vitória, Jair Brugnhago, que já esteve na frente da chefia do Núcleo Regional da Educação e na oportunidade parabenizou a todos os envolvidos no trabalho da Evasão Escolar no Sul do Paraná e em especial União da Vitória.
Em seguida numa conversa mais aprofundada sobre o tema trabalhado em outras cidades e hoje em União da Vitória, o Juiz Carlos Eduardo Mattioli ##, destacou a importância dos pais encaminharem os filhos para a escolar, saber a vida escolar de cada filho e ficar ao lado na hora de fazer a lição de casa, mesmo não sabendo do que se trata, mas o que realmente vale nesta hora é o apoio na educação.
Finalizando a entrevista o chefe do Núcleo Regional da Educação Ricardo Brugnhago, que destacou a valorização no ensino do Paraná, as oportunidades para professores na capacitação e assim sendo os alunos tem a possibilidade ter realmente um professor de qualidade no dia a dia em sua aprendizagem.
Agenda:
A Rádio Colmeia, faz um convite especial para você que quer saber sobre o trabalho da Evasão Escolar como também do projeto Confiar, lançado na tarde desta quarta-feira, 18 de maio, em União da Vitória. Na manhã deste sábado, 21 de maio, o repórter Sailon Roberto, recebe no estúdio do Programa Jogo Aberto, às 10h da manhã o senhor Juiz de Direito da Vara da Família de União da Vitória Carlos Eduardo Mattioli, para uma entrevista.