Veja a Lua em 183 megapixels e se impressione com os detalhes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Veja a Lua em 183 megapixels e se impressione com os detalhes


10 de março de 2023

Pouco mais de seis meses depois de divulgar globalmente uma das fotos mais detalhadas da Lua já feitas, o astrofotógrafo norte-americano Andrew McCarthy voltou às mídias sociais, com outro registro ainda mais impressionante do nosso satélite natural. Publicada no domingo (5) no Reddit, a imagem tem 183 megapixels, contra os 174 MP da publicação anterior.

Ele também publicou a foto em sua conta do Twitter, afirmando: “Tirei uma foto com resolução obscenamente alta da lua na quarta-feira [dia 1º]. Amplie e confira os detalhes!”. Ele explicou que, na rede social, só foi possível fazer o upload de 25% do tamanho da imagem original devido às limitações de publicação impostas pelo Twitter.

Depois de se destacar por suas imagens detalhadas do Sol, uma captura de Marte emergindo atrás da Lua e um impressionante registro da galáxia Os Pilares da Criação com um telescópio de apenas US$ 500, McCarthy se transformou em celebridade e teve seu trabalho transformado em documentário: Moon Shot, lançado no mês passado.

Recorte da imagem original, publicado por McCarthy em seu patreon. Fonte: Andrew McCarthy/Instagram

Como foi feita a nova foto da Lua?

De acordo com Andrew McCarthy, a nova foto é resultado da superposição de 180 mil imagens de 16 bits, e mais de 600 GB de dadosA captura ocorreu, segundo ele, através de um telescópio de 11 polegadas em uma montagem equatorial, sistema de dois eixos no qual um deles fica paralelo ao eixo terrestre (o Eixo Polar) e o secundário permite a movimentação a partir de 0º no Equador.

A operação toda durou 45 minutos, mas McCarthy não gostou do resultado: “não estou muito feliz com o resultado desta devido às mudanças nas condições de visão. A atmosfera estava estável na primeira metade da foto, mas as condições pioraram durante o processo de captura.”

Felizmente, ele decidiu publicar assim mesmo, por entender que “parece errado não compartilhar imagens apenas por causa de meus próprios padrões pessoais minuciosos.”

**TecMundo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Luiz Alberto Pasqualin assume a prefeitura de Porto União por 15 dias

O Presidente do Legislativo ficará à frente do município no período de férias do Prefeito Eliseu Mibach e do Vice Erico Rosenscheg Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, nas dependências do Gabinete do Prefeito Municipal de Porto União, a transmissão de cargo do chefe do executivo devido as férias de 15 dias do prefeito Eliseu […]

Procon-PR emite recomendação para coibir altas de preços dos repelentes contra mosquitos

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), expediu nesta segunda-feira (26) uma recomendação administrativa  para entidades que representam farmácias, mercados, supermercados e demais fornecedores que comercializam repelentes. O objetivo é evitar uma alta injustificável dos preços do produto que ajuda a proteger a população do mosquito Aedes […]

Veneno de aranha brasileira vira esperança contra câncer; entenda

O veneno de uma aranha brasileira foi usado como inspiração para pesquisa sobre métodos para tratar o câncer. Estudo é apontado como promissor O veneno da aranha brasileira Vitalius wacketi, que habita o litoral paulista, foi usado como inspiração para uma pesquisa que busca formas de tratar o câncer. Assim, o bicho se tornou uma […]