Por Manoela de Paula Assessoria da Câmara de Vereadores de União da Vitória – Tendo em vista a organização e obrigação dos trabalhos da Casa Legislativa de União da Vitória, foi colocado em votação, seguindo o que diz na Constituição Federal, em relação aos subsídios de cargos do Executivo e Legislativo, e que deve ser votado antes da eleição dos referidos cargos, foi apresentado o Projeto de Lei 22/2023 assinado por 11 vereadores da Casa, que inclusive consta com a mesma redação da legislatura anterior. O Projeto consiste em estabelecer os subsídios do Prefeito, Vice-prefeito, Secretários e Vereadores municipais para o período de 2025-2028.
Por 10 votos favoráveis, sendo que a Vereadora Thays Bieberbach (PT) enviou ofício comunicando o não comparecimento à Sessão e não votou, foi aprovado o Projeto que não oferece nenhum reajuste ao subsídio do Prefeito, Vice-prefeito, Secretários do Executivo e vereadores, assim como não aumenta o número de vereadores na Casa Legislativa. Votaram contrários ao Projeto o Vereador Ricardo Adriano Sass e Emerson Lourenço Litwinski.
Conforme a palavra do Presidente da Casa Legislativa, Valdecir José Ratko, em que manifesta seu posicionamento também favorável à maioria dos EDIS, a aprovação pelo não aumento do subsídio é consciente, tendo em vista a responsabilidade dos Vereadores, que levaram em consideração a situação econômica do Município e do País, votando pelo não reajuste dos subsídios, ou seja, sem aumento dos salários (popularmente falando).