Vídeo: fragmento de lixo espacial pode ter caído no interior de São Mateus do Sul » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vídeo: fragmento de lixo espacial pode ter caído no interior de São Mateus do Sul


16 de março de 2022

A reportagem da RDX teve acesso com exclusividade ao fragmento localizado na propriedade de João Ricardo Pacheco Portes e Joseane Maria Franco Portes, na localidade de Água Suja, interior de São Mateus do Sul. A família acredita que o objeto trata-se de um fragmento do lixo espacial que pôde ser visualizado na semana passada na região.

João Ricardo, que é mecânico e trabalha com erva-mate, encontrou o objeto na manhã desta quarta-feira (16), enquanto percorria a propriedade da família. “No começo pensei que fosse uma barraca”, comenta. (Veja o vídeo do relato do morador no fim da reportagem)

A peça encontrada em São Mateus do Sul mede aproximadamente 4 metros de comprimento e 6 metros de diâmetro.

Em entrevista ao Portal G1 no dia 8 de março, o astrônomo indicado pelo Observatório Nacional, Carlos Rutz, explicou que o lixo espacial pode ser de restos de um foguete da SpaceX. “Trata-se do corpo de um foguete do Falcon 9, que foi lançado no dia 19 de dezembro de 2021, na Califórnia [EUA], com o objetivo de levar satélites Starlink, que vão trazer internet para todo o planeta”, disse.

Após encontrar o material, Joseane entrou em contato com a reportagem da RDX informando o ocorrido. A família afirma que ouviu o barulho do lixo espacial passando pela região.

Em entrevista para a RDX, Gerson Cesar Sousa, que já realizou curso de Astrofísica Estelar e Cosmologia pelo Observatório Nacional e especialista em Astronomia pela UFRS, explicou o que são lixos espaciais:

“Desde que o ser humano mandou o primeiro satélite para o espaço, em 1957, muitos objetos foram colocados na atmosfera da Terra. Vários deles, após cumprirem sua missão, ficam orbitando o planeta e eventualmente reentram na atmosfera. Estima-se que mais de 4.000 satélites já tenham sido colocados em órbita, e que haja cerca de 300 milhões de resíduos orbitando a Terra. Esses resíduos são o lixo espacial, pedaços de satélites/foguetes, ferramentas, luvas e outros objetos usados em missões espaciais. A grande maioria são muito pequenos, e queimam totalmente na atmosfera, sem chegar ao solo. Os maiores são monitorados pelas agências espaciais, pois podem trazer risco à população. No caso específico deste de São Mateus do Sul, se for confirmado ser um lixo espacial, me parece algo preocupante, pois significaria um objeto de grande porte, caindo numa cidade, sem o devido controle. Importante que seja averiguado por autoridades da área.”

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bombeiros encerram buscas por possível queda de helicóptero em Canoinhas

Após cerca de seis horas de buscas, o Corpo de Bombeiros de Canoinhas informou no fim da tarde desta quinta-feira (6) que não foram encontrados indícios de queda de helicóptero na localidade de Taunay, área rural do município. As equipes utilizaram drones e percorreram uma extensa região de plantação de pinus, mas nenhum vestígio de […]

Saiba quem são os 4 homens que morreram após confronto com a Polícia na região

Um dos homens que foi a óbito se trata de Remi de Lima de 33 anos, morto no bairro Limeira. Com vários antecedentes criminais, ele era um dos suspeitos do crime que resultou na morte por engano de Everson Moreira, também conhecido como Sagui, ocorrido em março de 2024 em Porto União (deste crime ele foi […]

Bombeiros realizam buscas após possível queda de helicóptero em área rural de Canoinhas

 Foto: Divulgação/JMais. Desde o fim da manhã desta quinta-feira (6), equipes do Corpo de Bombeiros de Canoinhas realizam buscas em uma região próxima ao Cemitério da localidade de Taunay, no interior do município, após moradores relatarem ter visto um helicóptero perdendo altitude e descendo repentinamente. O relato, feito por pessoas que estavam nas proximidades, indicava […]