Reportagem pelo Portal JMais

Há 47 anos, em 25 de abril de 1976, pisaram em solo canoinhense dois dos principais protagonistas da conquista da primeira conquista de uma Copa do Mundo vencida pelo Brasil. Os craques Garrincha e Djalma Santos estiveram por aqui quando já estavam fora das divisões profissionais, jogando em um time de elite chamado Milionários, que corria o Brasil jogando contra times locais, atraindo público pela fama de seus jogadores. O público canoinhense, por sinal, foi recorde.
Quem lembrava exatamente o público pagante era o mentor da ideia de trazer os craques para Canoinhas. Orestes Golanovski, hoje falecido, concedeu uma entrevista ao jornal Correio do Norte em 2008, quando disse que não esquecia o número – 4.230 pagantes no Estádio Ditão. O público foi tão grande que foi necessário colocar 600 cadeiras na pista de atletismo do estádio, já que as arquibancadas estavam superlotadas.
A visão privilegiada, obviamente, tinha um preço mais salgado. A arrecadação dobrou o custo da contratação dos Milionários e deu alívio a Golanovski que, como presidente da Liga Esportiva Canoinhense (LEC), fez uma peregrinação entre amantes do esporte para conseguir financiamento a fim de custear o jogo.
Agora, 47 anos depois, um grupo de saudosistas conseguiu resgatar uma verdadeira relíquia: vídeos da partida que estão sendo compartilhados em grupo de Whats App. A reportagem tentou identificar quem fez a filmagem, mas sem sucesso. O vídeo abaixo foi compartilhado conosco por Nelson Kholer. Assista: