Vigilância sanitária alerta para cuidados de limpeza em decorrência da enchente » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vigilância sanitária alerta para cuidados de limpeza em decorrência da enchente


25 de outubro de 2023

União da Vitória 17.10 Foto Gilson Abreu

Com a água baixando e a volta para a casa após a enchente, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Canoinhas alerta para os cuidados com a saúde e a segurança das famílias.

De acordo com as orientações realizadas pelo órgão, alguns cuidados são necessários com alimentos, com a água e até mesmo para evitar acidentes com animais peçonhentos.

As autoridades informam que todo alimento que ficou submerso ou umedecido não deve ser consumido, mesmo que esteja em embalagem plástica ou enlatado. Caso tenha ocorrido falta de energia, os alimentos que ficaram na geladeira não devem ser consumidos se apresentarem alteração de cor, odor ou consistência. Por exemplo: carne crua e muito amolecida.

Para limpeza de desinfecção da caixa d’água, a orientação é para que se use botas de borracha e luvas sempre que possível. Esfregar as paredes e o fundo da caixa utilizando panos, escova macia e esponja também são orientações. A vigilância sanitária reforça ainda que nunca devem ser utilizados sabão, detergente ou outros produtos deste tipo nesta tarefa em específico.

Em relação aos procedimentos de limpeza, a orientação é para que a população evite contato com a lama das enchentes, pois ela é altamente infectante. É necessário limpar e desinfectar os reservatórios de água mesmo quando não atingidos pela enchente, já que a rede de fornecimento de água pode apresentar vazamentos e contaminá-los.

O período de incubação da leptospirose, que é transmitida por roedores domésticos, vai de 1 a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada na pele e nas mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte. Ao apresentar alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

Na limpeza de entulhos e do lixo doméstico, é preciso tomar cuidado com animais peçonhentos – como aranhas, cobras e escorpiões – que, com a enchente, são desalojados de seu habitat. Ao voltar para casa, você deve sacudir roupas, sapatos, roupas de cama e colchões antes de utilizá-los.

**Via JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]

Projeto de lei de “contenção de enchentes” passa a ser lei no Paraná

Agora é lei. Novos empreendimentos públicos e privados com áreas impermeabilizadas superiores a 500 m² deverão instalar sistemas de captação e retenção de água. O autor da iniciativa, deputado Arilson Chiorato (PT), afirma que o principal objetivo é evitar enchentes. A matéria, que tem co-autoria do deputado Goura (PDT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa no […]