Vítimas desaparecidas no Vale do Itajaí são localizadas e apoio as famílias atingidas continua » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vítimas desaparecidas no Vale do Itajaí são localizadas e apoio as famílias atingidas continua


23 de dezembro de 2020

A busca por desaparecidos no Alto Vale chegou ao fim com a localização de todas as 21 vítimas da enxurrada registrada no dia 17. Todas as vítimas foram identificadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP). As buscas apenas serão retomadas caso cheguem indícios ou relato de familiares sobre novos desaparecidos.

“O trabalho integrado entre órgão do Governo do Estado como o Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Militar e o Instituto Geral de Perícias, em conjunto com instituições municipais e voluntárias como os Bombeiros Voluntários, foi possível encontrar todos os desaparecidos”, destacou o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto. Segundo ele, desta maneira foi possível graças a essa integração encontrar todos os desaparecidos. “Mesmo neste momento tão difícil conseguimos levar algum conforto para os familiares”, finalizou.

O foco agora se volta totalmente ao apoio as famílias afetadas e o retorno da normalidade dos municípios, principalmente Presidente Getúlio que foi a cidade mais afetadas e onde ocorreram 18 mortes. 170 pessoas seguem desabrigadas e 211 desalojadas. Abrigos para o apoio das pessoas atingidas permanecem abertos em Ibirama, Rio do Sul e Presidente Getúlio.

Atendimento as famílias atingidas em abrigo em Presidente Getúlio. Foto DCSC Divulgação

>>> Boletim completo aqui 

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), já realizou o repasse de 8 mil itens de assistência humanitária. Dentre eles: Cestas básicas, kits de limpeza, higiene e acomodação, água potável e colchões.

Campanhas de doação

Sabemos que a solidariedade dos catarinenses é uma marca forte de nosso Estado. Inúmeras campanhas de doação de produtos para as famílias atingidas pelas enxurradas já foram realizadas, mas é necessário ressaltar que antes que novas campanhas sejam realizadas é necessário fazer o contato com as defesas civis dos municípios atingidos para saber qual a verdadeira necessidade.

Toda campanha de arrecadação deve levar em conta além da captação a triagem dos produtos, transporte e destinação. Caso estes fatores não sejam observados a campanha pode resultar em problemas de logística tanto para a DCSC quando para os municípios provocando problemas no atendimento as famílias atingidas.

A DCSC fornece orientação técnica tanto para a realização de campanhas de doação, como no gerenciamento dos produtos arrecadados para maximizar os resultados das atividades.

Informações da Defesa Civil de Santa Catarina

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]