Rádio Colmeia Vítimas desaparecidas no Vale do Itajaí são localizadas e apoio as famílias atingidas continua » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Vítimas desaparecidas no Vale do Itajaí são localizadas e apoio as famílias atingidas continua


23 de dezembro de 2020

A busca por desaparecidos no Alto Vale chegou ao fim com a localização de todas as 21 vítimas da enxurrada registrada no dia 17. Todas as vítimas foram identificadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP). As buscas apenas serão retomadas caso cheguem indícios ou relato de familiares sobre novos desaparecidos.

“O trabalho integrado entre órgão do Governo do Estado como o Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Militar e o Instituto Geral de Perícias, em conjunto com instituições municipais e voluntárias como os Bombeiros Voluntários, foi possível encontrar todos os desaparecidos”, destacou o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto. Segundo ele, desta maneira foi possível graças a essa integração encontrar todos os desaparecidos. “Mesmo neste momento tão difícil conseguimos levar algum conforto para os familiares”, finalizou.

O foco agora se volta totalmente ao apoio as famílias afetadas e o retorno da normalidade dos municípios, principalmente Presidente Getúlio que foi a cidade mais afetadas e onde ocorreram 18 mortes. 170 pessoas seguem desabrigadas e 211 desalojadas. Abrigos para o apoio das pessoas atingidas permanecem abertos em Ibirama, Rio do Sul e Presidente Getúlio.

Atendimento as famílias atingidas em abrigo em Presidente Getúlio. Foto DCSC Divulgação

>>> Boletim completo aqui 

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), já realizou o repasse de 8 mil itens de assistência humanitária. Dentre eles: Cestas básicas, kits de limpeza, higiene e acomodação, água potável e colchões.

Campanhas de doação

Sabemos que a solidariedade dos catarinenses é uma marca forte de nosso Estado. Inúmeras campanhas de doação de produtos para as famílias atingidas pelas enxurradas já foram realizadas, mas é necessário ressaltar que antes que novas campanhas sejam realizadas é necessário fazer o contato com as defesas civis dos municípios atingidos para saber qual a verdadeira necessidade.

Toda campanha de arrecadação deve levar em conta além da captação a triagem dos produtos, transporte e destinação. Caso estes fatores não sejam observados a campanha pode resultar em problemas de logística tanto para a DCSC quando para os municípios provocando problemas no atendimento as famílias atingidas.

A DCSC fornece orientação técnica tanto para a realização de campanhas de doação, como no gerenciamento dos produtos arrecadados para maximizar os resultados das atividades.

Informações da Defesa Civil de Santa Catarina

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Últimos dias para inscrição de bolsas gratuitas para curso de inglês do Sesc de União da Vitória

O Sesc de União da Vitória realiza matrículas para o Curso de Inglês. Existe a possibilidade do aluno concorrer a bolsas de estudos gratuitas que são destinadas a trabalhadores do comércio, dependentes e estudantes da rede pública de ensino, que comprovem renda familiar de até três salários mínimos. São oferecidas 70 vagas distribuídas em diferentes […]

Quatro novos positivos de Covid-19 em Bituruna

O município de Bituruna registrou nessa quinta-feira, 21, quatro novos casos positivos de Covid -19, Dois foram confirmados através do laboratório do Estado e dois por exames particulares. Os pacientes se encontram em isolamento domiciliar. Dos 144 casos confirmados, sendo 112 por exames pelo Estado e 32 por exames particulares, 129 estão curados, 13 seguem […]

Dois pacientes recuperados e dois novos casos de Coronavírus em Cruz Machado

Nesta quinta-feira, 21, o município de Cruz Machado registrou dois novos casos de Covid-19 e dois pacientes recuperados. As informações foram divulgadas por meio do boletim epidemiológico emitido pela secretaria de Saúde. Agora a cidade tem um total de 205 casos confirmados. Destes, 178 estão recuperados, 26 seguem ativos com três pacientes internados na enfermaria, […]