14 de novembro Dia Mundial do Diabetes conheça o assunto » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

14 de novembro Dia Mundial do Diabetes conheça o assunto


14 de novembro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, data esta, em que visa conscientizar a população sobre a doença.

Mostrando seus riscos, a prevenção, e o compreendi mento das pessoas em relação às diabetes, que cerca de 285 milhões de pessoas no mundo, possuem a doença.

Diabetes é caracterizada pela elevação da glicose no sangue, mais conhecida por hiperglicemia, e ocorre devido a um defeito na secreção ou na ação da insulina, que é produzido pelo pâncreas. A insulina promove a quebra das moléculas de glicose, e transforma-a em energia, afim de que seja aproveitada por todas as células. Sua falta ou defeito resulta no acumulo de glicose no sangue. Interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substancias, como proteína, músculos e gordura.

O médico endocrinologista Joaquim Ribas Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O médico endocrinologista Joaquim Ribas
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O médico endocrinologista Joaquim Ribas, esteve repassando informações sobre o diabetes e como o portador da doença pode ter uma vida regada de cuidados, mas não deixando de fazer o que gosta no dia a dia.

Ribas, fala sobre o diabetes tipo 1 e quais os principais fatores que leva o ser humano a adquirir o diabetes.Cita também a questão da idade e das ações do dia a dia.

Além do diabetes tipo 1, existe o diabetes tipo 2, que é a mais conhecida pois é adquirida com o passar dos anos,por causa de uma má alimentação, falta de atividade física e os cuidados devidos com a saúde. O médico fala o que é o diabetes tipo 2.

Hoje com a tecnologia existente o portador da diabetes tipo 1 como tipo 2 tem a seu favor medicamentos que podem trazer ótimos benefícios no controle da doença. Para o diabético tipo 1 existem a insulina injetável que fazem com que o portador possa ter uma vida tranquila e com a taxa de glicose controlada. No mercado existem várias insulinas, mas as principais são: Lantons, Lispro e Humolin NPH.

O endocrinologista fala sobre os medicamentos para os diabéticos 1 e 2 e resalta que estes medicamentos estão a disposição do portador da doença gratuitamente na rede de farmácias popular, postos de saúde e na Região Sul do Paraná também pela 6ª Regional de Saúde.

O portador da diabetes tem a seu favor os medicamentos, mas deve ter uma vida baseada em atividades físicas como caminhada, andar de bicicleta, academia, mas com recomendação do seu médico de confiança.

Além das atividades físicas outro ponto fundamental é a alimentação, pois muitos alimentos produzem ao diabético a facilidade da hiperglicemia por causa dos produtos utilizados na alimentação como: Açúcar, gordura, sacarose e tantos outros.

Joaquin Ribas destaca a importância da prática da atividade física para o bom controle da doença, mas resalta a orientação médica.

Medicamento gratuito:

 

Foto: Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

Foto: Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

O chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, fala sobre os medicamentos que são oferecidos gratuitamente para os portadores de diabetes pela Regional de Saúde, que atende a todos os municípios da região Sul do Paraná.

Equipamentos:

Aparelho de conferencia de glicose, junto a canete para fazer a picada no dedo e as tiras para teste Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Aparelho de conferência de glicose, junto a caneta para fazer a picada no dedo e as tiras para teste
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Suporte para aplicação de insulina, junto dois exemplares de insulina mais utilizada para o tratamento do diabetes tipo 1 Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Suporte para aplicação de insulina, junto dois exemplares de insulina mais utilizada para o tratamento do diabetes tipo 1
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Conjunto de equipamentos utilizado por um diabetico Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Conjunto de equipamentos utilizado por um diabetico
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]