Bairro São Pedro realiza a tradicional Festa da Fogueira

Escute a rádio

Bairro São Pedro realiza a tradicional Festa da Fogueira


11 de julho de 2016

O tradicional evento da Paróquia São Pedro e São Paulo, que é o acendimento da Fogueira, aconteceu na noite do sábado, 9 de julho, às 19h45, com  a presença da comunidade. O destaque foi à homenagem a duas pessoas que fizeram a fogueira.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

São 81 anos, de tradição no bairro São Pedro, na cidade de Porto União, onde a comunidade celebra os padroeiros São Pedro e São Paulo, com uma grade festa e no auge é feita o acendimento de uma grande fogueira.

Para dar continuidade nesta tradição, na noite de sábado, 9 de julho, a comunidade se reuniu e fez o acendimento da Fogueira de São Pedro e São Paulo. O evento teve inicio às 19h45, com a formação das autoridades que fazem parte da comissão da Paróquia São Pedro e do prefeito de Porto União Anízio de Souza, como de membros da área da segurança pública da cidade. Num certo momento foram chamados os senhores Marcos Stringuini e Fernando Carneiro, que foram os padrinhos da Fogueira na edição 2016.

Depois da formação das autoridades, o padre Fábio Farias, fez a sua entrada desde a porta da igreja, até o local, onde é feito o acendimento da fogueira.

Farias fez a benção da comunidade e da Fogueira de São Pedro e São Paulo, em seguida os padrinhos da Fogueira iniciaram a contagem regressiva até ser apertado o sistema de acendimento da 81ª Fogueira de São Pedro e São Paulo de Porto União. Os convidados se encantaram com os fogos de artifícios e pôde na sequência apreciar um bom quentão como o xixo e jogar bingo.

O prefeito de Porto União conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e destacou a tradição da Festa da Fogueira e dos dois padrinhos, que são pessoas que fazem parte da comunidade.

 

 

O padre Fábio Farias, também destacou a tradição da Festa dos padroeiros São Pedro e São Paulo, e lembrou que no ano de 2015, o padrinho da fogueira foi ele que junto com sua mãe e pai fizeram o acendimento. Farias falou que os dois padrinhos da fogueira de 2016, são duas pessoas ativas que sempre estão ajudando na construção da união da comunidade, como foi na construção da fogueira e do sistema de acendimento.

 

 

Vale lembrar que neste ano a comunidade do bairro São Pedro, teve que seguir as normas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, na construção da Fogueira de São Pedro e São Paulo. Nesta edição a fogueira foi um pouco menor, para não trazer riscos para os moradores que tem residência ao lado da Igreja.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc abre concurso para níveis médio, técnico e superior com salários de até R$ 11,2 mil

A Celesc lançou nesta terça-feira (30) o edital de concurso com vagas de níveis médio, técnico e superior. O certame visa ao preenchimento de duas vagas de analista de sistemas e a formação de cadastro de reserva para o chamamento dos aprovados conforme haja necessidade, enquanto o concurso tiver validade. As funções têm cargas horárias […]

Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração […]

Bazar Maria das Vitórias tem início na próxima sexta-feira em Porto União

O bazar acontece no Pavilhão da Igreja Matriz de Porto União No próximo final de semana tem início o Bazar Maria das Vitórias, no pavilhão da Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias de Porto União. O bazar acontece a partir da sexta-feira, 03, das 14h às 19h. Já no sábado, 04, será das 09h às […]